Reunião restrita foi confirmada pelo governo com presença apenas de representantes de sindicatos

Está prevista para esta terça-feira (23), a reunião, entre servidores e a prefeitura de Divinópolis. O funcionalismo cobra do Executivo o cumprimento da Lei do Gatilho. A norma 8.083 estabelece a reposição salarial dos trabalhadores todo mês de março. Entretanto, isso ainda não ocorreu.

Desde 2017 a recomposição salarial deve ser feita pelo Índice de Preço do Consumidor Amplo (IPCA). Ele é medido pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas da (IPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na semana passada, membros do Sindicato dos Servidores Municipais de Divinópolis (Sintram) solicitaram aos vereadores a criação de uma comissão, para que os parlamentares reforcem as reivindicações junto da classe. Porém, com a convocação desta nova reunião, a Secretaria Municipal de Fazenda solicitou que a mesma ocorra de forma restrita, com a presença de três representantes de cada sindicato que representa a classe.

A reunião deve ocorrer a partir das 14h. O não cumprimento da norma, segundo o Sintram, configura improbidade administrativa. A reposição prevista é de 4,59%.