Crianças de Pedra do Indaiá são beneficiadas pelo programa (Foto: Divulgação/ImprensaMG)

Crianças de Pedra do Indaiá são beneficiadas pelo programa (Foto: Divulgação/ImprensaMG)

O programa Minas Olímpica Geração Esporte – gestão 2013/2015 – vai beneficiar mais de 600 crianças no Centro Oeste de Minas. Em Pedra do Indaiá, as cerca de 100 crianças matriculadas no programa do Governo de Minas começam as atividades esportivas no próximo dia 16 de dezembro. São crianças de família de baixa renda com idades entre 7 e 13 anos.

 

Monitoraras por especialistas, elas vão participar, de graça, de atividades físicas, como natação, futsal, vôlei, basquete e recreação, que vão ser realizadas no período da tarde e da manhã, no ginásio poliesportivo da cidade.

 

O governo renovou, há pouco tempo, o convênio para mais dois anos do Minas Olímpica Geração Esporte em Pedra do Indaiá. O programa foi implantado no município, de 3 mil 800 habitantes, em 2011. Segundo Anderson Alves de Oliveira, coordenador do Geração Esporte na região, “cidades pequenas como Pedra do Indaiá são carentes de atividade física orientada e, geralmente, as crianças não têm muita opção de esporte ou lazer, então o programa vem suprir essa necessidade”.

 

Para Anderson, por meio das modalidades esportivas, as crianças aprendem valores como solidariedade, trabalho em grupo, ganhar e perder e respeito ao próximo.

 

Mudança de comportamento

 

Em Bom Despacho, o Geração Esporte está a todo vapor com peteca e outros jogos, além de brincadeiras para as 100 crianças matriculadas. As atividades, orientadas por monitores da área de educação física, incluem também futsal, basquete, voleibol, lutas, capoeira, natação, dança e atletismo. No município de 46 mil habitantes, o programa começou em 2007 e mostra resultados.

 

Segundo a gestora do programa na cidade, Roberta Fabiana Neves, pesquisa aponta melhoria na qualidade de vida das crianças, na convivência social, maior assiduidade na escola, percepção de limite, de respeito aos colegas e professores. As atividades do Geração Esporte só param para o recesso de fim de ano e prosseguem, mesmo durante as férias escolares.

 

Geração Esporte

 

Em todo estado, o Minas Olímpica Geração Esporte beneficia cerca de 11.700 estudantes de 117 municípios mineiros. No Centro Oeste, além de Pedra do Indaiá e Bom Despacho, a lista também inclui Campo do Meio, Cláudio, Candeias e Piumhi. O objetivo é iniciar crianças entre 7 e 13 anos, de ambos os sexos, na prática de esportes.

 

Além dos municípios, o Geração Esporte firmou convênios com nove instituições de ensino superior aprovadas para executar o programa no Estado entre as quais está a Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI/UEMG), em Divinópolis. As instituições darão apoio técnico ao Programa e, entre as atribuições, estão a avaliação motora dos alunos e contribuição para o processo de qualificação dos coordenadores e monitores, por meio de palestras e estudos na área da pedagogia do esporte e do lazer. A intenção é fazer com que o processo de ensino-aprendizagem esteja de acordo com o desenvolvimento e as necessidades dos alunos.