A Gerdau irá manter a produção em Divinópolis e anunciou, nesta quinta-feira (17), a suspensão do processo de lay-off que começaria em dezembro deste ano, como comunicado em outubro. Em nota a empresa informou que a medida não será mais aplicada nas áreas de aciaria e alto-forno.
A decisão foi tomada em decorrência da recente mudança do cenário de negócios de exportação, com o surgimento de oportunidades de curto prazo no mercado internacional. A partir de dezembro, apenas a produção da área de laminação será paralisada e os colaboradores passarão por um programa de qualificação profissional enquanto a produção da área estiver suspensa.
“A Empresa reforça ainda que não há planos para o fechamento da unidade em Divinópolis e a intenção é retomar a produção em todas as áreas quando o mercado apresentar condições favoráveis”.
O lay-off é a suspensão temporária do contrato de trabalho. A medida é visa permitir que a empresa se ajuste a eventual redução na demanda, diminuindo temporariamente os seus custos. O lay-off precisa ser devidamente negociado entre empresa e o Sindicato dos trabalhadores. Caso o processo fosse adotado cerca de 200 trabalhadores seriam atingidos. Com a decisão, o número deverá ser de aproximadamente 70.