Algumas unidades de saúde, como a do São José, estão sem médicos (Foto: Reprodução/Conselho de Saúde Sudoeste)

 

Desde o final do mês passado, o Posto de Saúde do bairro São José está sem ginecologista. O reflexo disso é a fila de gestantes a espera de atendimento. A denúncia foi feita por uma paciente da unidade, nesta sexta-feira (11). A mulher que preferiu não se identificar está no último mês de gestação. Quando ligou para confirmar a consulta veio a surpresa: o médico está de férias prêmio e sem substituto.

A gestante disse que o médico comunicou sobre as férias com antecedência. Entretanto, nenhum profissional foi colocado para substitui-lo. Com a desassistência, o jeito foi correr atrás de consulta particular.

“Eu ainda tenho condições de tirar e pagar uma consulta, o difícil é conseguir médico de última hora. Mas, quem não consegue pagar?” indagou a paciente.

Desde janeiro deste ano, 134 mulheres foram cadastradas para acompanhamento do pré-natal. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) não soube precisar quantos já foram encerrados e quantas gestantes ainda estão em atendimento. O posto é referência para mais de 30 mil pessoas.

Medida

A unidade é referência para 30 mil pessoas (Foto: Reprodução/Conselho de Saúde Sudoeste)

A unidade é referência para 30 mil pessoas (Foto: Reprodução/Conselho de Saúde Sudoeste)

A Semusa confirmou a ausência de profissional. Disse que a orientação era de remarcar as gestantes nas unidades de saúde mais próximas para continuação do pré-natal. Ainda segundo a secretaria, será verificado porque esta remarcação ainda não foi feita como foi recomendado.

Ainda de acordo com a Semusa, a contratação de novos especialistas já está em tramitação. Neste momento o perfil dos candidatos está sendo analisado. Mas, nenhuma previsão de data para a substituição do médico do Posto do São José foi dada.

Atendimentos

Em Divinópolis, apenas os Centros de Saúde possuem médicos especialistas, como é o caso do São José, Niterói, Central. As unidades menores contam apenas com clínico geral.