Evento reuniu hospitais de todo o país para aprimorar os atendimentos de urgência e emergência
Nos dias 13 e 14 de fevereiro, gestores do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) participaram do GAPE – Gestão de Alta Performance, etapa do Projeto Lean nas Emergências, em São Paulo.
Dessa forma, o evento reuniu hospitais de todo o Brasil para troca de experiências e aprimoramento dos serviços de urgência e emergência.
- Minha Casa Minha Vida: prefeitura de Divinópolis altera atendimento cadastral
- Operação Semana Santa 2025: 10º BBM intensifica ações de segurança no Centro-Oeste de MG
- Encenação da Paixão de Cristo em Divinópolis; Veja local e horário
- 10º BBM realiza 480 vistorias em lotes vagos para combater incêndios e doenças em MG
- Feriado com tempo instável em Divinópolis e região
Atualmente, o Ministério da Saúde promove o Projeto Lean nas Emergências por meio do Proadi/SUS, com o objetivo de reduzir riscos à saúde de pacientes e profissionais.
Além disso, a iniciativa busca otimizar os fluxos de atendimento. Por esse motivo, o CSSJD integra a lista dos poucos hospitais contemplados com o programa.
Projeto Lean
Durante o evento, o Diretor Administrativo Amarildo Sousa, a CEO Elis Regina Guimarães, o Gerente de Planejamento e Qualidade Rainério Rodrigues Fontes, o Gerente de Urgência e Emergência Cícero Luiz da Silva Freitas e o Gerente do Núcleo Interno de Regulação Roberth Felippe de Sousa representaram o CSSJD.
Como resultado, a equipe participou de debates e dinâmicas voltadas para a melhoria dos atendimentos. Além disso, o Proadi/SUS cobriu todas as despesas da equipe.
Segundo Amarildo Sousa, a capacitação fortalece a qualidade e a eficiência dos serviços. “O Projeto Lean melhora a agilidade no atendimento e a segurança dos pacientes. Dessa maneira, nossa equipe aplica protocolos eficientes e reforça o compromisso com a excelência”, afirmou.
Para Elis Regina Guimarães, a modernização dos fluxos hospitalares se torna essencial para o funcionamento dos prontos-socorros. “O programa oferece ferramentas inovadoras para tornar os atendimentos mais rápidos e eficientes. Por isso, a reforma do Pronto Atendimento já prevê um espaço específico para pacientes de menor complexidade nos horários de pico”, explicou.
Além disso, o Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, destacou a importância da metodologia do projeto.
“Nossa equipe analisou cada etapa do atendimento, desde a entrada até a saída do paciente. Assim, adotamos soluções que melhoram o serviço. Da mesma forma, contamos com o suporte de consultores do Hospital Sírio-Libanês para aplicar essas melhorias”, disse.
Por fim, o CSSJD lançou oficialmente o Projeto Lean, dessa maneira, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a melhoria contínua e o aprimoramento da experiência dos pacientes.