(Foto: Arquivo da Escola de Cultura Popular Ginga Capoeira)

(Fotos: Arquivo da Escola de Cultura Popular Ginga Capoeira)

A Escola de Cultura Popular Ginga Capoeira de Itaúna, realiza nos dias 11, 12 e 13 de abril seu 13º Batizado e Troca de Cordões. Este ano o evento possui uma importância ainda maior para os capoeiristas. Após 12 anos de trabalho, o grupo faz a primeira graduação para “aluno formado” (último grau para o aluno comum), instrutor e professor.

 

Pâmella Jokasta (Mel), Alan Augusto (Bruce Lee) e Filipe Augusto (Japão) são os capoeiristas que atingiram esse estágio. Todos até já realizam projetos sociais de capoeira na cidade.

 

“Para mim esse momento é muito importante. É uma responsabilidade maior, começa a ser exigido mais da gente, não só na capoeira, mas também no social, temos que dar o exemplo para os alunos que estão começando. Muitos têm preconceito com a presença da mulher na capoeira, acham que não somos capazes de praticá-la devido a nossa delicadeza. Vencer este preconceito foi um dos motivos que mais me motivou a querer sempre mais capoeira”, comentou Pâmella Jokasta, primeira mulher do grupo Ginga de Itaúna a alcançar o nível de “aluno formado”.

 

483533_552344188143701_960956884_nOs formandos terão como padrinhos membros importantes na construção da história da capoeira, como Olegário Alfredo, o Mestre Gaio, que é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel; Roodney Carias, o Mestre 90, Idealizador do Museu Ambulante da Capoeira, e Luiz Alberto Amarante, Mestre Mineiro, renomado artesão de berimbaus. Também participa do evento o Mestre Toninho Cavalieiri, de 78 anos, primeiro mestre de capoeira de Minas Gerais.

 

O Grupo Ginga foi criado em Itaúna no ano de 2002. Atualmente realiza trabalhos sociais em Igarapé, Itatiaiuçu e em cinco pontos de Itaúna, Cachoeirinha, Vista Alegre, Poliesportivo JK, Três Marias e Rosário.

 

Programação

 

Na sexta-feira (11) haverá aula, a partir das 18h, com mestres convidados na Life Dace. Às 19 h será realizada uma roda de capoeira na Praça da Matriz

 

Já no sábado (12) a aula será no Complexo Esportivo da Universidade de Itaúna, a partir das 8h. Às 19h será realizada a formatura no Teatro Sílvio de Matos. No domingo (13) o grupo realiza o batizado às 9h também no Teatro Sílvio de Matos