Gleide Andrade oficializa candidatura a deputada federal por Minas

Eleições 2026Política
Por -31/07/2026, às 13H52julho 31st, 2026
Assessoria Gleide Andrade

Federação confirma candidatura da dirigente nacional do PT, que defende educação, direitos dos trabalhadores e inclusão social

A Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) oficializou, nesta sexta-feira (31), a candidatura da secretária nacional de Planejamento e Finanças do PT, Gleide Andrade, a deputada federal por Minas Gerais nas eleições de 2026.

Professora de Filosofia e integrante da direção nacional do partido, Gleide afirma que quer fortalecer a representação de Minas no Congresso Nacional. Além disso, pretende ampliar a defesa de políticas públicas voltadas à população.

Ao anunciar a candidatura, ela disse que a decisão reflete o compromisso com as causas populares.

“Não entro nessa disputa por vaidade, mas por propósito. Entro porque o nosso povo precisa de voz firme e de trabalho de verdade em Minas e em Brasília.”

Propostas

Gleide defende o fim da escala 6×1. Também propõe ampliar os Institutos Federais e aumentar a oferta de creches.

Além disso, pretende fortalecer as políticas de combate à violência contra as mulheres. A geração de emprego e oportunidades para os mineiros também integra a plataforma da candidata.

Segundo Gleide, o projeto vai além da candidatura individual.

“Essa candidatura não é só minha. É de cada uma e de cada um que acredita em um país mais justo, soberano e fraterno.”

Atuação em Minas

Nos últimos anos, Gleide percorreu diversas regiões de Minas Gerais. Durante as viagens, conversou com lideranças, movimentos sociais, agricultores familiares, trabalhadores, estudantes e gestores públicos.

Agora, ela afirma que quer levar essas demandas para a Câmara dos Deputados. Além disso, pretende defender políticas públicas voltadas ao desenvolvimento, à inclusão social e à redução das desigualdades no estado.