Golpe do Enem: quadrilha aplica fraude milionária com site falso

Minas Gerais
Por -10/07/2025, às 15H46julho 10th, 2025
ENEM
(Divulgação/ Paulo Pinto/Agência Brasil)

Mais de 35 mil candidatos ao Enem 2024 foram enganados com página falsa; Polícia Federal investiga esquema que arrecadou R$ 3 milhões durante o período de inscrições

Uma quadrilha criminosa lesou mais de 35 mil estudantes ao criar um site falso para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O grupo aplicou o golpe durante o período oficial de inscrições, entre 27 de maio e 14 de junho, e arrecadou pelo menos R$ 3 milhões. Além do prejuízo financeiro, os estudantes enganados não conseguiram participar da principal porta de entrada para o ensino superior público.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a operação Só Oficial, com o objetivo de desarticular o grupo criminoso. Os agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão na cidade de Praia Grande, em São Paulo. Um dos investigados já tem 15 passagens por estelionato.

De acordo com as investigações, os golpistas criaram diversas páginas que simulavam o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Após preencherem os dados, os usuários efetuavam o pagamento da inscrição via Pix, mas os valores eram direcionados para contas de uma empresa privada envolvida no esquema.

Essa mesma empresa já havia sido alvo de reclamações anteriores na internet por consumidores que também não receberam produtos ou serviços pagos. O envolvimento dessa entidade reforça a suspeita de que o grupo atua de forma organizada e recorrente, utilizando diferentes artifícios para enganar a população.

A Polícia Federal destaca que a operação Só Oficial também serve de alerta para os próximos candidatos do Enem. O órgão recomenda que, antes de preencher qualquer formulário ou efetuar pagamentos, os estudantes verifiquem se a página possui a extensão gov.br, exclusiva para portais oficiais do governo brasileiro.

O prazo de inscrição para o Enem 2024 terminou em 13 de junho. As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.