O prefeito de Nova Serrana entrou uma lista de reivindicações para o governador (Foto: Divulgação)

O governador Fernando Pimentel (PT) anunciou a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as indústrias instaladas no Arranjo Produtivo Local (APL) de Calçado de Nova Serrana. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11), Durante a Feira de Calçados de Nova Serrana (Fenova). A alíquota deve passar dos atuais 3% para 2%. 

“O secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho, e sua equipe, já estudaram a redução da alíquota do ICMS de 3% para 2%, que será implantada a partir de setembro. Já é um esforço para que os empresários do polo de Nova Serrana continuem dando esse exemplo para o Brasil, exemplo de garra, de determinação”, afirmou o governador.

A diminuição vai beneficiar as cerca de 1.200 fábricas dos 12 municípios do polo calçadista: Araújos, Bom Despacho, Conceição do Pará, Divinópolis, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça do Pitangui, Pará de Minas, Perdigão, Pitangui e São Gonçalo do Pará.

A Feira segue até quinta-feira (13) com a expectativa de receber cinco mil visitantes e gerar aproximadamente R$ 35 milhões em negócios. A Fenova é considera o maior evento calçadista de Minas Gerais. Este ano mais de 250 marcas da cidade irão expor o trabalho, no Centro de Convenções. Empresários de todas as partes do país são esperados.

O prefeito de Nova Serrana entrou uma lista de reivindicações para o governador (Foto: Divulgação)

O prefeito de Nova Serrana entrou uma lista de reivindicações para o governador (Foto: Divulgação)

O Presidente do Sindinova, Pedro Gomes disse que o evento garante vendas imediatas e contatos para futuros negócios. Gomes também chamou a atenção para a parceria com a Prefeitura e Sebrae, que esse ano trouxe um grupo de comerciantes do ramo de calçados, que representam 500 pontos de vendas em todo Brasil.

Reivindicações

O prefeito de Nova Serrana, Joel Martins aproveitou para entregar um documento ao governador reivindicando investimentos na saúde, segurança e educação. Foi solicitado mais policiais militares, a instalação de duas escolas estaduais e recursos para a construção do Hospital Regional.

O deputado federal, Jaime Martins (PSD) e o estadual Fabiano Tolentino (PPS) também participaram da abertura do evento. O presidente da Fiemg, regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, também esteve presente.

“Faço parte da Frente Parlamentar em defesa dos setores coureiro-calçadista e moveleiro e nós precisamos cada vez mais de projetos e ações que promovam a desoneração da folha de pagamento de setores da economia brasileira ameaçados pela invasão de produtos estrangeiros. Em um momento de ajustes da economia, a presença do Governador Pimentel e o anuncio desta medida vem dar fôlego e prestigio ao povo trabalhador do centro-oeste mineiro. A redução da alíquota de ICMS atende a uma antiga reivindicação do setor. Cheguei a tratar com o então Ministro Pimentel sobre esse assunto em Brasília, mas agora, enquanto Governador ele vem trazer essa boa noticia”, afirmou Jaiminho.

Nova Serrana produz cerca de 105 milhões de pares de sapatos femininos, masculinos e infantis por ano, gerando 40 mil empregos diretos e indiretos.