Gleidson diz que UTI lotadas exigem mudanças de condutas; Janete fala em “atitudes criminosas”
O governo de Divinópolis subiu nesta quinta-feira, 11, o tom contra o desrespeito às normas de prevenção impostas pelo programa “Minas Consciente” para tentar conter o avanço da covid-19. Em um vídeo publicado no começo da noite, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) afirmou que “o momento não é de festa”.
De acordo com o prefeito, uma reunião ocorrida durante a tarde junto a membros do Governo de Minas e do Comitê de Enfrentamento criado para definir estratégias contra a pandemia serviu para definir a permanência do município na Onda Vermelha.
“O momento agora, divinopolitano, não é de festa. A gente está passando por esse momento agora. A gente tinha a possibilidade de ir para a Onda Amarela. Mas, devido aos leitos lotados, seguimos na Vermelha. Peço, por favor, a compreensão. Sair, só se necessário. Não aglomerar. Não ir pra sítio. Não viajar. É preciso manter o comércio aberto e encontrar o equilíbrio. Mas, sempre priorizando a vida. O momento agora não é de festa”, frisou o prefeito.
Já a vice-prefeita, Janete Aparecida (PSC), ressaltou que a situação requer muito cuidado e também pediu que cada cidadão tome o máximo de cuidado possível.
“Estamos pedindo para que vocês não façam festas durante os próximos dias. Não só só as clandestinas, como aquelas que vergonhosamente pessoas criminosas têm feito, mas também festas de família, com 50 ou mais pessoas. Temos um decreto que impõe o limite máximo de 30 pessoas por cada reunião”, explicou Janete.
Comércio
Os estabelecimentos comerciais podem contiuar a operar. Porém, a recomendação é a de que os proprietários e funcionários adotem cada vez mais cuidados. Os bares só poderão funcionar até às 23h.
De acordo com Janete, as equipes de fiscalização serão orientadas a punir as situações irregulares.
“Por volta de 22h a 22h30, peçam aos clientes para fecharem as contas. Porque senão vocês serão multados. Depois desse horário, é apenas delivery. Isso também está relacionado às lojas de conveniência”, destacou.
Onda Vermelha
A macrorregião Oeste, da qual Divinópolis faz parte, se mantém na Onda Vermelha do “Minas Consciente”. Foram levados em consideração todos os indicadores relacionados à covid-19.
Apesar de a microrregião estar com 17 pontos, o que é compatível com a Onda Amarela, a Prefeitura de Divinópolis e o Comitê decidiu pela permanência da cidade na Onda Vermelha. De acordo com o secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, com a atual situação da ocupação de leitos, é importante os municípios estarem unidos.