Comitiva liderada por Zema visita centro de referência em prevenção e fortalece cooperação internacional com a província de Yamanashi
Em compromisso com o fortalecimento da gestão de riscos e da cultura de prevenção, o Governo de Minas Gerais, por meio de sua comitiva oficial na Ásia, visitou neste sábado (21/6) o Centro de Segurança e Prevenção de Desastres em Yamanashi, no Japão. A missão foi liderada pelo governador Romeu Zema e tem como foco a adoção de tecnologias e estratégias de prevenção de desastres naturais no estado.
A agenda reforça o empenho do governo mineiro em salvar vidas, reduzir os impactos de catástrofes e modernizar a atuação da Defesa Civil. O centro japonês é referência mundial na gestão de emergências, atuando na preparação da população para enfrentar terremotos, inundações e outros eventos críticos, além de desenvolver sistemas de monitoramento e alertas em tempo real.
“Viemos para o Japão buscar o que há de mais avançado em prevenção de desastres. As tecnologias que vimos aqui podem salvar vidas em Minas Gerais. Já investimos R$ 94 milhões na estruturação das Defesas Civis municipais e criamos o novo Centro de Inteligência da Defesa Civil. Estamos preparados para atender 100% dos municípios em até 24 horas nas emergências”, declarou o governador Romeu Zema.
Durante a visita, a comitiva conheceu equipamentos de medição de nível da água em rios e canais, sistemas que monitoram cheias e emitem alertas à população em caso de risco. Também foram apresentados os reservatórios de detenção e retenção de água, que evitam a sobrecarga das redes de drenagem durante temporais.
O chefe do Gabinete Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende, destacou que a parceria com o Japão se tornará permanente. “Agora temos um intercâmbio contínuo com a província de Yamanashi para discutir estratégias de prevenção, logística e comunicação de desastres. Minas será cada vez mais resiliente e segura”, disse.
A visita é fruto de uma cooperação inédita iniciada em março deste ano, durante o seminário “Gestão de Desastres Naturais: construindo uma cultura de prevenção ao risco”, em Belo Horizonte. Representantes japoneses participaram de palestras e conheceram áreas de risco em BH e Contagem, como o Aglomerado da Serra e bacias de contenção nas avenidas Heráclito Mourão e Vilarinho.
- Vítor Costa vence disputa e assume presidência do PT em Divinópolis
- Idoso fica ferido em incêndio no Centro de Divinópolis
- Divinópolis se despede de personal trainer vítima de acidente na BR-494
- Mulher morre após capotamento na BR-494 em Oliveira
- Pai incentiva filho a matar vizinho após briga na zona rural de Divinópolis
Com a experiência do Japão um país historicamente preparado para lidar com eventos extremos Minas Gerais se aproxima das melhores práticas internacionais em gestão de risco, prevenção e proteção da população diante de mudanças climáticas e desastres naturais.