A partir de hoje (02/01), 10 mil vagas diárias são disponibilizados para garantir atendimento mais rápido e eficiente à população mineira.
A partir desta quinta-feira (02/01), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), ampliou para 10 mil o número de vagas diárias para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Esse aumento representa o dobro da capacidade inicial de 2024, refletindo um esforço contínuo para atender à crescente demanda.
- Senador Cleitinho propõe fim da cobrança de impostos sobre animais domésticos
- Bunker da Segunda Guerra Mundial no Edifício Acaiaca será aberto ao público em Belo Horizonte
- Homem é morto após ameaçar mulher e filha de suspeito em Bom Despacho
- Duas pessoas ficam feridas em ataque com arma branca em Nova Serrana
- Acidente entre ônibus e carreta deixa um morto e pelo menos 10 passageiros e bloqueia BR-262 em Luz
Além disso, essa ampliação ocorre após a capacitação de mais de 300 funcionários nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) desde janeiro do ano passado.
Nesse sentido, melhorias operacionais também foram implementadas, como a redução do tempo médio de atendimento de 20 para 15 minutos, o que possibilitou esse aumento de vagas sem prejudicar a qualidade do serviço prestado.
“Essa iniciativa, portanto, reforça o compromisso do Governo de Minas com a cidadania e a inclusão. Ampliar a capacidade de atendimento é garantir que os mineiros tenham acesso mais rápido e eficiente a um serviço essencial”, afirmou Marina Kleinhappel, diretora Central de Gestão das UAIs.
Estrutura e tecnologia em expansão
A UAI Praça Sete, em Belo Horizonte, foi uma das unidades que recebeu melhorias significativas.
O número de guichês ampliado de 41 para 73, e, adicionalmente, a equipe de atendimento dobrada.
Essas mudanças visam otimizar o atendimento em uma das unidades mais movimentadas do estado.
Além disso, melhorias tecnológicas nos sistemas responsáveis pela emissão da CIN garantiram mais estabilidade e eficiência.
Atualmente, Minas Gerais conta com 53 unidades de atendimento espalhadas pelo estado, e, com isso, a expansão contínua das UAIs visa proporcionar maior comodidade e acessibilidade aos cidadãos.
Mais de 2 milhões de carteiras emitidas
Desde o início oficial da emissão da nova CIN, em 27 de dezembro de 2023, os postos de identificação da PCMG emitiram mais de 2 milhões de documentos. Dessa forma, Minas Gerais continua liderando o processo de emissão no país.
Agendamento de atendimento
Para emitir a nova identidade, os cidadãos devem realizar o agendamento prévio de forma gratuita, acessando os canais oficiais do Governo de Minas: o Portal MG e o aplicativo MG App.
Liberam-se as vagas de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, com prazo de agendamento de até dez dias. Em casos urgentes, o cidadão pode solicitar o agendamento excepcional pelo canal “Fale Conosco”.