Estado divulga lista de cursos prioritários para capacitação profissional
O Governo de Minas Gerais confirmou a sexta edição do projeto Trilhas de Futuro, o maior programa de capacitação profissional gratuita do estado.
Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) publicou, no último sábado (15/3), no Diário Oficial do Estado, a lista de cursos profissionalizantes prioritários para essa nova fase.
- Itapecerica brilha no Festival Gastronômico de Ouro Preto com a Influencer “Cozinha da Ieie”
- Rapaz é baleado em Nova Serrana e criminosos incendeiam carro na fuga
- Acidente entre carros deixa motorista ferido entre Araújos e Perdigão
- PM apreende grande quantidade de drogas em Nova Serrana
- Idosa fica ferida em acidente entre caminhão e carro na MG-050, em Pedra do Indaiá
O documento traz os cursos técnicos selecionados e os municípios onde os estudantes encontrarão as oportunidades.
Dessa forma, essa lista orientará a distribuição dos alunos após as instituições de ensino credenciarem as vagas e iniciarem as inscrições. Para facilitar o acesso, a lista completa está disponível online.
Qualificação alinhada ao mercado de trabalho
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destacou que o projeto garante cursos gratuitos e qualifica os jovens para as áreas com maior demanda no estado.
“O Governo de Minas analisa anualmente as demandas do mercado para definir os cursos prioritários. Com isso, esse planejamento aumenta as chances dos estudantes conseguirem um emprego na área escolhida”, afirmou Simões.
Credenciamento de instituições e inscrições
O próximo passo inclui a publicação do edital para credenciamento das instituições interessadas, prevista para maio.
Dessa maneira, esse tempo maior permitirá que as instituições organizem suas estruturas e atendam aos critérios do programa.
Nesta edição, apenas os cursos e municípios da lista de priorização receberão credenciamento, garantindo maior alinhamento entre a formação técnica e as necessidades do mercado.
As inscrições dos estudantes ocorrerão no segundo semestre. Portanto, é essencial que instituições e estudantes acompanhem o cronograma para não perderem essa oportunidade.
“Vamos juntos construir um futuro promissor”, reforçou Simões.
Benefícios para os estudantes
O Trilhas de Futuro também contribui para o desenvolvimento pessoal dos estudantes. Para incentivar a permanência nos cursos, o programa oferece R$ 20 por dia para alimentação e transporte, desde que os alunos comprovem frequência nas aulas.
Trilhas de Futuro: impacto e investimentos
Criado em 2021, o Trilhas de Futuro capacitou cerca de 70 mil profissionais e, atualmente, inclui mais de 108 mil estudantes em formação.
Por isso, o Governo de Minas destinou mais de R$ 1,5 bilhão ao projeto, fortalecendo a qualificação profissional e suprindo a demanda do mercado de trabalho no estado.