Justiça suspende concurso para investigador da Polícia Civil de Minas
Foto: Divulgação/PCMG

A decisão visa fortalecer a segurança pública e suprir cargos vagos e não afetar as medidas de recuperação econômica do estado.

Na última segunda-feira (09/09), o Governo de Minas Gerais autorizou a nomeação de 92 candidatos excedentes aprovados no concurso público da Polícia Civil, edital nº 4/2021, para a carreira de Escrivão de Polícia. A decisão visa fortalecer a segurança pública e aumentar o efetivo nas delegacias regionais da Polícia Civil do estado.

Autorização

A autorização, aprovada em reunião do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), tem como objetivo, entre outros pontos, a reposição de cargos vagos e a continuidade do plano de recuperação econômica do Estado. “A nomeação desses profissionais é um passo importante para assegurar que a continuidade dos serviços públicos não seja afetada, mesmo com as medidas de adesão ao RRF”, afirmou o governador Romeu Zema.

Reforço para o quadro de servidores

“Os novos profissionais vão reforçar os quadros de servidores da instituição em todo o estado, aprimorando os trabalhos de investigação de crimes para maior segurança dos mineiros”, destacou o governador.

Ampliação

O Governo de Minas também está trabalhando para ampliar o quadro de pessoal da Polícia Civil. Nos últimos cinco anos, foram incorporados 2.163 servidores, sendo 569 apenas em 2023. Recentemente, foram publicados quatro novos editais para contratação de delegados, investigadores de polícia, médico-legista e perito criminal, com um total de 255 vagas. As inscrições para esses cargos serão abertas no dia 21 de outubro.