Capacitação a distância tem 5 mil vagas e certificação para quem conclui com aproveitamento mínimo de 70%
A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) abriu inscrições para o curso “Trilha de Educação Fiscal – Módulo I – Educação Fiscal no Contexto Social”.
Além de ser gratuito, o curso tem 20 horas de duração e acontece na modalidade de ensino a distância (EaD).
- Comitiva de autoridades brasileiras contesta Itamaraty após deixar Israel em voo fretado
- Audiência pública: Vereadores vão emitir nota de repúdio contra repasse da Uemg para a União
- Projeto “Mãos que Aquecem” confecciona e doa meias de lã para idosos em Carmo do Cajuru
- Senac implanta laboratório com manequim realista em Divinópolis
- Servidores de Bambuí iniciam greve por tempo indeterminado contra terceirização
Dessa forma, a plataforma da Escola de Formação, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), oferecerá o conteúdo.
Os assuntos interessados podem se inscrever até 30 de março. No total, o curso disponibiliza 5 mil vagas. Assim, as aulas acontecerão entre 31 de março e 30 de abril de 2025.
Quem pode participar
O curso é destinado a professores das redes estaduais, municipais e privadas. Além disso, especialistas, analistas educacionais, gestores escolares e demais assuntos específicos podem se inscrever. Para obter o certificado, é necessário atingir 70% de aproveitamento.
Conteúdo programático
O módulo explica os impactos sociais dos tributos no exercício da cidadania. Além disso, mostra como aplicar esse conhecimento nos diferentes ciclos da educação. Segundo o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, a iniciativa tem grande importância.
“Levar a Educação Fiscal para a formação básica dos estudantes, desde a infância até o ensino médio, fortalece a consciência sobre direitos e deveres”, afirma.
Atualmente, a disciplina de Educação Fiscal integra o Itinerário Formativo do ensino médio como matéria eletiva.
Além disso, o tema faz parte do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Dessa forma, aparecem em projetos interdisciplinares adaptados à realidade de cada região.
A Secretaria de Fazenda oferece o curso por meio do Programa de Educação Fiscal Estadual (Proefe). Para mais informações basta acessar o site oficial da SEF/MG.