O secretário de estado de infraestrutura, Pedro Bruno, e a secretária adjunta de Saúde, Poliana Cardoso, anunciaram a retomada da obra.
Secretários do Governo de Minas realizaram na desta sexta-feira (01/12) uma vistoria técnica ao Hospital Regional de Divinópolis, para anunciar a retomada das atividades que estão paralisadas desde de 2016
A vice-prefeita de Divinópolis Janete Aparecida explicou que para não atrasar a retomada das obras, o executivo precisou realizar uma autorização provisória. Isso porque o espaço não possui alvará de construção e nem a atribuição de zoneamento.
“Começaram a obra sem alvará, não tinha sequer nesse espaço atribuição de zoneamento. Para não atrasar os inícios das obras fizemos uma autorização provisória e já está na Câmara a atribuição de zoneamento que autoriza a funcionar como hospital”, disse a vice-prefeita.
O projeto tramita na câmara.
Dividida em etapas
Conforme o secretário Pedro Bruno Barros, nesta etapa de retomada, chamada de FASE 1 a verba chega a R$40 milhões.
“Estamos trabalhando na parte não hospitalar, ou seja, de infraestrutura e engenharia civil. Demolindo e refazendo aquilo que não poderá mais ser reaproveitado. Ou seja, devido à ação do tempo ao longo dos anos em que a obra esteve parada, um investimento de R$40 milhões. Em seguida, partiremos para a etapa hospitalar.”
Primeira etapa do Hospital Regional de Divinópolis
A FASE 1 deve terminar em março de 2024. Em seguida, o Governo de Minas garante que dará andamento à construção, já que os recursos estão garantidos, de acordo com o Secretário.
Conforme a secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, o perfil assistencial da unidade de saúde ainda será definido. Porém, já existem algumas especulações.
“A gente fala de grandes queimados, de gestão de alto risco, oftalmo vai ser uma grande referência, urologia, neurologia, porém em fevereiro de 2024 juntos com municípios da macrorregião vamos definir.”
A unidade com capacidade de 199 leitos, podendo ser expandidos, vai atender casos de média e alta complexidade e será referência para 54 municípios da região Centro-Oeste.
O Governo de Minas está estudando como vai ser o funcionamento do Hospital Regional, a previsão é que o hospital seja entregue no segundo semestre de 2025.