O governo reafirma a gratuidade permanente da primeira via da Carteira de Identidade Nacional para todas as pessoas
Em resposta à disseminação de informações inverídicas relativas à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) vêm a público esclarecer a população e desmentir os boatos. Desde o início do ano, mais de 400 mil unidades da CIN já foram expedidas em Minas Gerais. Assim, demonstrando a eficácia e a abrangência do serviço.
Gratuidade da 1ª via
A coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, a delegada Danielle Aguiar, assegura o direito à gratuidade da primeira via. Ela afirma que todos os cidadãos tem direito, sem restrições temporais. Além disso, reitera a validade do modelo anterior da carteira de identidade até 23 de fevereiro de 2032. Desta forma, afastando quaisquer dúvidas sobre a necessidade imediata de substituição.
Compartilhamento de notícias falsas
A delegada Adriana de Barros Monteiro, diretora do Instituto de Identificação, alerta para os prejuízos causados pela criação e compartilhamento de notícias falsas. Conforme ela, além de sujeitarem os infratores a responsabilização penal, impactam negativamente os serviços públicos.
Com o objetivo de evitar transtornos e garantir a eficiência no atendimento à população, a PCMG e a Seplag-MG destacam a importância de se buscar informações em fontes oficiais.
Agendamento
Para a emissão da CIN, os cidadãos podem se dirigir aos postos do Instituto de Identificação. Ou, além disso, às 42 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em Minas Gerais.
A Seplag-MG, por meio do subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, Rodrigo Diniz, informa que diariamente o órgão disponibiliza 5,8 mil vagas. Todas elas para a emissão do documento nas UAI’s. Em Divinópolis, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), fica localizada na rua Goiás, 201 – Centro.