Governo estuda possibilidade de linha de crédito para entregadores e áreas de descanso para caminhoneiros

Nacional
Por -04/06/2025, às 08H33junho 4th, 2025
Paulo Pinto/Agência Brasil
Paulo Pinto/Agência Brasil

Presidente revela novas medidas em estudo para apoiar trabalhadores de aplicativos e motoristas nas rodovias brasileiras.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (3), que o governo está avaliando a criação de uma linha de crédito destinada aos entregadores de aplicativos, com o objetivo de permitir a compra de motocicletas. A proposta faz parte de uma série de iniciativas para melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam na entrega de alimentos em todo o país. Além disso, outra medida em análise visa melhorar a infraestrutura para caminhoneiros, com a criação de áreas de descanso em todas as concessões de estradas federais.

“Estamos trabalhando com muito afinco em um programa de crédito para financiar motocicletas para os entregadores de comida. A ideia é não apenas fornecer o crédito para a compra das motos, mas também garantir que esses trabalhadores tenham um local adequado para realizar suas necessidades básicas”, afirmou Lula.

Em relação aos caminhoneiros, o presidente detalhou que haverá, de agora em diante, espaços exclusivos para o descanso dos motoristas nas rodovias. “Ninguém sabia disso, nem o Sidônio [Palmeira, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social], mas, em todas as concessões de estradas do país, garantiremos que os caminhoneiros tenham um local para descansar, dormir com segurança e tranquilidade”, explicou o presidente.

Além dessas medidas, o governo também estuda a ampliação do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. Este programa visa oferecer atendimento médico específico para motoristas que utilizam os novos espaços de descanso nas estradas. “Essas ações fazem parte de um compromisso do governo em melhorar as condições de trabalho e saúde dos profissionais que são essenciais para a economia do país”, concluiu Lula.

Essas propostas refletem o esforço do governo em apoiar trabalhadores essenciais para a cadeia de distribuição e transporte no Brasil. As medidas estão em fase de estudo, mas prometem trazer benefícios significativos para a categoria.