Governo Federal anuncia rotatória na BR-494 em Divinópolis

Minas Gerais
Por -07/08/2025, às 10H42agosto 7th, 2025
reunião ministério dos transportes gleide vitor e renan
Foto: Divulgação

Vereador Vítor Costa e Gleide Andrade cobram solução emergencial; DNIT vai iniciar projeto nos próximos 50 dias

O ministro dos Transportes, Renan Filho confirmou a construção de uma rótula alongada (uma rotatória) na BR-494, em Divinópolis. A confirmação ocorreu durante reunião com a presença do vereador Vítor Costa (PT) e da secretária nacional de Finanças do PT, Gleide Andrade, nesta quarta-feira (6/8), em Brasília. O objetivo do encontro foi cobrar ações para reduzir os acidentes no trevo da BR-494, próximo ao Parque de Exposições de Divinópolis, região que registra acidente frequentes, dentre eles com morte, nos últimos meses.

Durante a reunião, o ministro reconheceu a urgência da intervenção e afirmou que o Governo Federal já possui estudos preliminares, mas que a ausência de ação da Prefeitura de Divinópolis tem dificultado o avanço.

“Sem o apoio do município, não temos instrumento legal para executar esse tipo de obra. A BR é federal, mas o perímetro é urbano. Sem projeto técnico da Prefeitura, a gente não consegue agir”, explicou Renan Filho.

Construção de rotatória deve começar em breve

Apesar da omissão da Prefeitura, o Ministério dos Transportes se comprometeu a realizar uma obra emergencial. Será construída uma rótula alongada, rotatória que deve reorganizar o tráfego no ponto de maior conflito, próximo à entrada da cidade, à UFSJ e ao Hospital Regional.

De acordo com o superintendente do DNIT em Minas Gerais, Antônio Gabriel, o órgão iniciará a elaboração do projeto nos próximos 50 dias, com um investimento estimado em quase R$ 5 milhões.

Além da nova rotatória, o contrato atual do DNIT já prevê, conforme o vereador:

  • Fechamento de acessos irregulares
  • Melhoria na sinalização
  • Adequações nos acessos existentes

Prefeitura se omite, diz Gleide Andrade

Em vídeo divulgado após a reunião, Gleide Andrade criticou duramente a postura da Prefeitura de Divinópolis.

“Parece que a Prefeitura não quer ajudar a resolver. Só quer mesmo fazer videozinho pro TikTok. É preciso agir, não se omitir”, afirmou.

O vereador Vítor Costa reforçou o apelo.

“Preservar vidas tem que vir antes de qualquer vaidade. Não é hora de gravar vídeo pra provocar ou instigar o ódio, é hora de trabalhar.”

Ele ainda explicou que, para obras maiores, como duplicações, assim como reestruturações de trechos, a Prefeitura precisa elaborar projetos de engenharia e enviá-los à Câmara Municipal, colaborando com o Governo Federal e o DNIT.

Solução depende da Prefeitura

A expectativa agora é que a obra da rotatória inicie o mais rápido possível. Conforme Gleide Andrade:

“Fizemos nossa parte. Agora, a Prefeitura precisa fazer a dela. Se cada um cumprir seu papel, vidas serão preservadas.”