Accessercise oferece videoaulas adaptadas, mapeamento de academias acessíveis e conteúdos educativos para promover inclusão e autonomia.
O Governo do Brasil lançou o Accessercise, o primeiro aplicativo fitness do mundo voltado para pessoas com deficiência. A versão em português é gratuita e está disponível nas lojas Google Play e App Store, reunindo videoaulas adaptadas, conteúdos educativos e um mapeamento integrado ao Google Maps que permite avaliar a acessibilidade de academias e espaços paradesportivos.
O projeto é uma iniciativa do Ministério do Esporte, com investimento de R$ 489 mil, em parceria com a Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência (ANDE), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). A gestão é da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FAP/Unifesp).
Criado pelo atleta paralímpico medalhista Ali Jawad, o aplicativo busca preencher a lacuna de recursos acessíveis no universo fitness. O nome vem da junção das palavras accessibility (acessibilidade) e exercise (exercício), e o app também está disponível para usuários do programa de benefícios Wellhub.
“Graças ao apoio do Ministério do Esporte, o Accessercise será gratuito em nosso país, oferecendo exercícios adaptados, interação social e mapeamento de espaços acessíveis. Essa é mais uma ação que reafirma nosso compromisso em tornar o paradesporto uma ferramenta de inclusão, saúde e autonomia para milhões de brasileiros”, afirmou o secretário de Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Araújo.
- Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de novembro
- STF decide que recreio pode ou não integrar jornada de professores
- Inep divulga gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025
- CSSJD se destaca como uma das principais referências em cirurgias eletivas do SUS em Minas Gerais
- Divinópolis poderá criar parceria para reformar casas de famílias vulneráveis
O aplicativo permite personalizar treinos, definir metas, acompanhar resultados e acessar uma biblioteca com exercícios adaptados para diferentes tipos de deficiência. Também conta com um hub social que conecta usuários e estimula o compartilhamento de experiências e progresso.
Segundo o IBGE, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, que enfrentam barreiras de acesso ao esporte e ao bem-estar. Para o presidente da ANDE, Erinaldo Chagas, o lançamento representa “um marco social e tecnológico capaz de mudar realidades e promover mais inclusão por meio do esporte”.



