Marina Assis
Uma granja em condição de higiene irregular foi interditada na comunidade rural de Divinópolis, Perobas, na manhã desta quarta-feira (27). O local foi descoberto após denúncia anônima feita à Polícia de Meio Ambiente.
No local os policiais, técnicos da Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM) e da Secretaria Municipal de Agronegócios (SEMAG) constataram a precariedade do estabelecimento que não possui condições adequadas de conservação dos ovos.
Também não há equipamentos para diminuir a poluição ou os dejetos dos animais. O proprietário foi multado em R$ 4 mil e teve o estabelecimento interditado. A distribuição dos ovos foi proibida.
Um cronograma de desativação da granja também foi repassado ao proprietário. De acordo com a Polícia de Meio Ambiente, se houver o fechamento imediato os danos podem ser ainda maiores.
O dono do local foi levado para a delegacia. A granja fornecia os ovos para algumas creches e escolas municipais de Divinópolis.
Suspensão
Por meio de nota a Prefeitura declarou que a responsabilidade na fiscalização de granjas é de competência do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e que a Secretaria Municipal de Agronegócios não foi comunicada, oficialmente, de qualquer notificação referente à granja.
Ainda segundo a nota, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) já havia fiscalizado e cobrado do proprietário que fizesse modificações no entreposto. A fiscalização de hoje, ainda conforme a nota, foi atendendo a uma recomendação do Ministério Público.
Diante disso da interdição, a compra de ovos desta granja, realizada pela Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (APRAFAD) e que abastecia a rede municipal de ensino, foi suspensa até que as condições relativas ao meio ambiente sejam sanadas, conforme o determinado pela promotoria.