Skip to main content

Grito dos Excluídos é promovido em Divinópolis

By 07/09/2022setembro 9th, 2022Padrão

Protesto foi por direito a moradia, saúde e educação

O 28º Grito dos Excluídos foi realizado, nesta quarta-feira (7/9), em Divinópolis (MG). O ato foi realizado no bairro Jardim Copacabana. Uma caminhada foi promovida e houve brincadeiras e distribuição de lanches para as crianças.

O bairro, onde vivem cerca de 500 famílias, foi escolhido devido as demandas.

“Aqui em Divinópolis, realizamos no Copacabana considerando a luta do povo do bairro por moradia, por que lá ainda tem o sério problema da irregularidade de algumas casas que foram ocupadas por diversas famílias. Falta de infraestrutura do bairro, de saneamento básico em várias ruas, a falta de escola, a falta de Cmei’s (Centro Municipal de Educação Infantil) para crianças, a falta de quaisquer outras infraestruturas, posto de saúde, farmácias. Todas essas questões foram colocadas pelos moradores”, afirma um dos organizadores, o professor José Heleno.

Cerca de 100 moradores foram notificados judicialmente para deixarem as casas. Eles vivem há anos nos imóveis, porém de forma irregular. Eles foram alugados, vendidos, cedidos, o que não é permitido pelas regras do programa. As famílias tentam regularizar.

No bairro também não há unidades de saúde e nem de ensino. As mais próximas ficam a cerca de 8 quilômetros, no bairro São José. Os moradores enfrentam ainda problema de saneamento básico.