O Grupo de Capoeira Senzala de Minas, que faz parte da Associação Mineira de Estudos da Arte Capoeira (AMEAC), realizará uma apresentação especial neste sábado (09), em Carmo do Cajuru, com as crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) . O evento acontecerá no Cemei Brincar e Aprender, no Bairro Tupy, a partir das 20h.
O Grupo, que já existe há mais de cinco anos, trabalha, desde 2014, com as crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Durante a apresentação, os alunos demonstrarão várias ramificações da capoeira, como: capoeira angola, puxada de rede, maculelê e o samba de roda.
A capoeira estimula a autoconfiança dessas crianças e adolescentes. Além disso, o esporte ajuda estimula o respeito pelo próximo, amplia o conhecimento sobre a cultura popular, destaca a importância de se defender (e não de atacar), promove a flexibilidade, a coordenação e concentração.
A atividade mescla luta, dança, musicalidade e cultura dos negros africanos, além de promover qualidade de vida e mais saúde.