Arthur Tótoli
O Guarani e Divinópolis pode aderir ao ProFut, que é o programa do governo criado para auxiliar os clubes no parcelamento de suas dívidas federais. Funciona semelhantemente ao REFIS, onde o programa visa parcelar as dívidas afim de liberar a CND federal, mas para isso existem algumas contrapartidas. Mesmo que o clube não entre no ProFut, será exigido a documentação, caso contrário poderá ser rebaixado de divisão.
O vice presidente do Bugre, Vinicius Morais diz estar tranquilo com relação a situação do time de Divinópolis
“O Guarani já tem essa Certidão Federal para a disputa, então ficamos tranquilos em relação a isso, e o que vamos levar agora em discussão para diretoria e conselho é a mudança do REFIS para o ProFut. O ProFut tem algumas contrapartidas, então tem que ser discutido e ver qual o mais interessante para o clube.”
Reunião com FMF
A Federação Mineira de Futebol (FMF) reuniu no começo da semana representantes dos times mineiros. Estiveram presentes representantes do Cruzeiro, Atlético, América e também dos clubes do interior. A pauta da reunião foi a Liga Rio Sul Minas e o formato da novo liga foi apresentado e a FMF pediu o apoio e incentivo do clubes.
A preocupação e questionamento dos clubes do interior foi em relação ao que a competição poderá acarretar ao Mineiro, já que está programada para acontecer paralelamente ao mesmo. Diante desse questionamento foi afirmado e comprometido pelos clubes da capital a participação no Mineiro com uso de suas equipes principais, sem comprometer o apelo comercial e dos torcedores pela competição.
Cota de TV
Na oportunidade foi levado pelo Guarani a discussão sobre as cotas de TV do Campeonato Mineiro, as mesmas serão negociadas a partir de 2017. O vice presidente do Guarani Vinicius Morais, sugeriu usar as mesmas bases da Liga Inglesa, onde a divisão da cota é mais igualitária entre os clubes
“Nós do Guarani levamos uma proposta, uma sugestão para que se torne mais igualitária essa divisão de cotas de TV, que seja usada um parâmetro da Liga Inglesa. Ela basicamente pega o total do valor da TV paga, 50% é dividido de forma igualitária aos clubes, 25$ em relação ao posicionamento do clube no campeonato anterior e os outros 25 como forma de premiação pelo resultado do campeonato. “
A proposta foi bem aceita pelo Presidente do Atlético Mineiro, Daniel Nepomuceno e demais dirigentes que buscam fazer um campeonato mineiro mais interessante para todos.