Guarani venceu o Ipatinga por 2x0 - Foto: Reprodução/Guarani

 

Gols foram de Leomir e Magalhães. O time lidera o campeonato, pelo saldo de gols, ao lado de Social e América de Teófilo Otoni

Marcelo Lopes

Foi dada a largada para o Módulo II. Neste sábado (17), o Guarani, jogando fora de casa e frente a mais de três mil torcedores no Vale do Aço, venceu o Ipatinga por 2 a 0, no Estádio João Lamego Netto (Ipatingão). Com gols de Leomir e Magalhães e uma atuação positiva do goleiro Leandro, realizando três defesas difíceis, o Bugre tem como próximo desafio o Social, na segunda rodada, em Divinópolis.

1º Tempo

O time do Guarani dominou parte do jogo nos primeiros 5 minutos, atacando bem e com uma defesa sólida nas oportunidades do Ipatinga no setor de ataque. Durante esse período, o Bugre fez quatro tentativas ofensivas no campo de defesa da equipe do Vale do Aço.

Já o Ipatinga atuou de uma forma mais insegura. Chegou poucas vezes ao gol do goleiro Leandro sem assustar, tendo um ataque inoperante. A equipe de Divinópolis construiu uma posse de bola positiva, com toques envolventes, mas ainda sem uma finalização efetiva. Aos 20 minutos, Pedrinho precisou ser atendido devido a uma entrada no tornozelo, mas nada de grave aconteceu ao atacante do Guarani.

Abrindo o placar

O relógio marcou 25 minutos e todo o trabalho de ataque da equipe divinopolitana surtiu efeito, surgindo então o que faltava em suas jogadas, mesmo que fosse na sorte. Leomir recebeu de Alemão e caminhou com a bola. Ao arriscar de fora da área, o chute desviou nas costas de Ulisses e matou qualquer chance de defesa do goleiro Márcio, abrindo o placar para o Guarani.

Durante a comemoração, o atacante Léo Torres saiu do banco de reservas para festejar com a equipe, mas tanta animação lhe rendeu o cartão amarelo.

Após o primeiro gol, o Guarani chegou mais algumas vezes, mas foi barrado pela equipe do Ipatinga. O time da casa passou a ser mais ofensivo e tentou novamente algumas finalizações. Dentre elas, uma falta perigosa, ao lançar a bola para a área, Leandro rebateu e o Ipatinga finalizou com um gol, mas o árbitro, Enivaldo Marques da Silva, marcou impedimento.

Na raça

A jogada anterior não assustou a equipe de Divinópolis. Aos 42 minutos, durante um contra ataque e cruzamento na área, Magalhães, marcado por dois zagueiros, empurrou para o gol, fazendo o segundo do Bugre.

O Guarani brigou por mais chances no ataque nos três minutos de acréscimo distribuídos pela arbitragem, buscando o terceiro gol, sem sucesso. Ao primeiro tempo ser finalizado, o Ipatinga deixou o gramado vaiado pela torcida.

2º Tempo

Na segunda etapa, o técnico Eugênio Souza arriscou, usando duas das três alterações disponíveis. Lessinho entrou no lugar de Patrick e Hallef Pitbull substituiu Lourival. Do lado do Guarani, Gian Rodrigues optou retornar ao gramado com a equipe que atuou nos primeiros 45 minutos.

O jogo começou mais apertado, pegado e agressivo no segundo tempo, com algumas faltas. Dentre elas, o zagueiro Elder levou o amarelo na falta cometida em cima de Pitbull.

O Guarani manteve o posicionamento defensivo, apesar de vacilos nos primeiros minutos do segundo tempo, no qual em uma das ocasiões, Lessinho roubou a bola da defesa e finalizou para fora da meta de Leandro.

A equipe da casa tentou mais algumas vezes chegar ao ataque. Durante um lance dentro da área do time de Divinópolis, Renan Castro simulou um pênalti para o Ipatinga, mas a arbitragem, esperta, viu que não houve nada no lance  e distribuiu o amarelo para o jogador da equipe mandante.

Mesmo com as oportunidades, o Ipatinga continuava sem mostrar postura de jogo, efetuando cruzamentos, sem nenhuma conclusão. Já o Guarani manteve a postura e segurou a estratégia, administrando o resultado.

Aos 12 minutos, o Ipatinga gastou sua última alteração, colocando Daniel lugar de Bernardo.

Alguns minutos depois, o Guarani chegou ao ataque e pressionou. Em uma das chances, o goleiro Márcio soltou a bola em jogada de Ricardo, mas o terceiro gol não saiu.

A má atuação do time da casa tirou a paciência dos 3,137 torcedores presentes, no qual parte protestava e uma outra parcela, deixava o Ipatingão.

Gian alterou novamente a equipe somente após a metade da segunda etapa, inserindo Vitinho no lugar de Magalhães, que sentiu uma pancada na coxa esquerda. Yuri, substituindo Pedrinho e Bernardo, entrando no lugar de Leomir, foram as outras duas mudanças.

Guarani se defendeu bem, mas permanecia sem velocidade durante a segunda etapa. Vitinho, mesmo sendo um atacante, auxiliava a equipe do Bugre no setor defensivo, pelas laterais.

Depois de alguns minutos de ineficiência, o Ipatinga, enfim assustou de fato. Em cruzamento, Hallef Pitbull cabeceou e Leandro realizou uma defesa à queima roupa, em um alto grau de dificuldade, operando um milagre. A bola bateu no travessão e foi para escanteio.

O Tigre do Vale do Aço tirou a respiração do torcedor do Guarani mais uma vez. Pitbull finalizou novamente. Leandro, em mais uma oportunidade, assegurou a meta divinopolitana.

A pressão do Ipatinga continuou nos minutos finais, mas a defesa do Bugre afastava qualquer chance de reação.

Já era tarde demais. Fim de jogo. O Guarani venceu e após o apito final, os jogadores comemoraram a vitória com o treinador Gian Rodrigues, que completou mais um ano de vida neste sábado.

Com esta vitória, o time de Divinópolis lidera, pelo saldo de gols, o Módulo II com três pontos, ao lado de Social e América de Teófilo Otoni. A delegação volta para a Terra do Divino ainda neste sábado (17) e durante a semana inicia a preparação para o primeiro confronto frente a sua torcida, contra o Social, no Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião), dia 24 de fevereiro, às 16h.

Confira a ficha completa do jogo logo abaixo:

Campeonato Mineiro – Módulo II – 1ª Rodada | Ipatinga 0x2 Guarani

Guarani: Leandro; Elder e Mancha; Ricardo e Thiago Balaio; Kauê, Alemão e Leomir (Bernardo); Magalhães (Vitinho), Paulo e Pedrinho (Yuri). Técnico: Gian Rodrigues

Ipatinga: Márcio; Ulisses e Júlio; Pedrão e Renan Castro; Denilson, Fumaça e Patrik (Lessinho); Bernardo (Daniel), João Willian e Lourival (Hallef Pitbull). Técnico: Eugênio Souza

Gols: Guarani – Leomir (25 minutos do 1º Tempo)

Guarani – Magalhães (42 minutos do 1º Tempo)

Cartões Amarelos
Guarani: Léo Torres e Elder

Ipatinga: Renan Castro

Equipe de Arbitragem

Árbitro: Enivaldo Lopes da Silva

Auxiliaries: Samuel Henrique Soares Silva e Emílio Júnio Nascimento Santos

Quarto Árbitro: Deivison Soares Mendel

Observadora: Alessandra Carla Peixoto