Guarani perde para o Mamoré por 1 a 0 - Foto: Stéfany Boscoli/Guarani

Gol foi marcado por Willian, aos 19 minutos do primeiro tempo; Próximo jogo é em casa, contra o América-TO, no próximo sábado (07)

Marcelo Lopes

Na tarde deste sábado, em Patos de Minas, o Guarani foi derrotado para o Mamoré por 1 a 0, em jogo realizado pela penúltima rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro. O gol foi marcado por Willian, aos 19 minutos do primeiro tempo.

O Guarani, devido a vitória no último jogo, contra o Betinense, já está matematicamente classificado para as semifinais, mas estava em busca de resultados positivos para consolidar a liderança​. Por um outro lado, o Mamoré teria que atuar como se estivesse em uma decisão, pois caso fosse derrotado, estaria rebaixado para a segunda divisão, algo similar a uma situação que já aconteceu em 2015.

Na ocasião, pelo Módulo I do Campeonato Mineiro, os dois times brigavam para escapar da degola e com gol de Leandro Ferreira, o Bugre derrotou o adversário por 1 a 0, fazendo o Mamoré cair para o Módulo II.

Mudanças no time

Devido às constantes viagens, o Guarani foi ao jogo com um time misto. Elder (poupado), Thiago Balaio e Leomir (suspensos), permaneceram em Divinópolis. Em Patos, o Bugre atuou com uma formação tática diferente, em um 4-2-4. Alemão e Paulo Morais foram para o banco. Como substitutos, Felipe Abílio, Yuri e Neto iniciaram a partida como titulares. No ataque, Marcelo Quilder fez dupla ao lado de Pedrinho.

O treinador Gian Rodrigues foi recebido amistosamente pelos jogadores do Mamoré, time no qual o treinador já trabalhou em 2013.

1º Tempo

O Mamoré iniciou o primeiro tempo com uma grande responsabilidade nas costas. Jogando com velocidade, a equipe de Patos de Minas se portou desta forma durante toda a primeira etapa. Já o Bugre, permaneceu no trabalho do toque de bola, em uma tentativa de estudar o jogo.

A primeira chance do Guarani foi aos 9 minutos do primeiro tempo. Pedrinho passou por dois defensores e cortou para o pé esquerdo. No arremate, a bola desviou e bateu na trave do goleiro Hugo. Foi a única oportunidade de perigo do Guarani na etapa inicial.

O Mamoré usou das respectivas armas. Veloz, sem qualidade técnica, mas com raça. Do lado divinopolitano, o Guarani tinha uma equipe de qualidade na teoria, mas na prática, usufruiu da bola no chão nos 13 primeiros minutos, com poucas atitudes ofensivas.

Pela primeira vez, o cartão foi aplicado para Marcelo (Mamoré), por uma falta no meio de campo.

Abrindo o placar

Aproveitando da falha ofensiva do Bugre, o Mamoré abriu o placar. Juberth recebeu o passe e com espaço na ponta direita cruzou para Willian. O camisa 9, de peito, abriu o placar em Patos de Minas, aos 19 minutos. A defesa do Guarani errou na jogada, se postando mal posicionado.

O setor de meio campo do time divinopolitano teve dificuldade para a execução de criação das jogadas. Não houve um entrosamento com defensores e também com os criadores.

Minutos após, o Mamoré chegou com perigo em outras oportunidades. Nestor, sem ângulo, chutou pra fora.

Numa última oportunidade, Pedrinho buscou Vitinho em cruzamento, mas a bola não alcançou o jogador bugrino.

2º Tempo

Guarani perde para o Mamoré por 1 a 0 – Foto: Stéfany Boscoli/Guarani

Durante o intervalo, Paulo Morais entrou no lugar de Vitinho e Neto foi substituído por Jonas Marques. Com a segunda alteração, Gian Rodrigues optou por recuar Magalhães, colocando o camisa 11 do Bugre para atuar pela lateral esquerda.

O segundo tempo foi composto por poucos detalhes. O Guarani inicou a etapa final com ligações diretas. As dificuldades nas criações das jogadas permaneciam. Por um outro lado, o Mamoré não mostrou técnica durante o decorrer do jogo. Marcelo Quilder recebeu cartão amarelo. O segundo em dois jogos. O zagueiro Mancha, também foi amarelado.

Em uma oportunidade de ataque, durante jogada de Marcelo Quilder para Pedrinho, o então camisa 10 não pôde aproveitar a chance, pois foi marcado impedimento.

Como última alteração, Gian Rodrigues acionou Léo Torres no lugar de Quilder. Do lado do Mamoré, Rayan substituiu Gean, machucado e Evandro Russo saiu para a entrada de Marcos.

Após alguns minutos, o time bugrino começou a chegar em uma certa velocidade. Já o Mamoré, mesmo em uma motivação diferente diminuiu um ritmo de jogo. Era a oportunidade para colocar a bola no chão, porém, o Guarani errou muitas. trocas passes.

Última substituição para o Mamoré. Pedro entrou no lugar do autor do gol, Willian.

O time de Patos estava no ataque novamente. Em cruzamento de Marcelo para a área, Raian cabeceou para as redes, mas foi marcado impedimento.

Mais cartões na partida. Magalhães e Ricardo sofreram os terceiros amarelos na competição. Com as seguintes punições, ambos não atuam pela última rodada.

Bola parada a favor do Bugre. Em lance cobrado por Magalhães, a bola desviou na barreira e passou perto do gol de Hugo aos 47 minutos.

Já não dava tempo para mais nenhuma ação. Com o resultado negativo, o Guarani acumulou a segunda derrota no Módulo II. Apesar disso, a situação do Bugre continua favorável, permanecendo na liderança, com 22 pontos somados. O vice líder, América-TO, joga somente nesta segunda-feira​ (02), contra o Uberaba.

Caso vença, o time de Teófilo Otoni empata com o Guarani em número de pontos, porém, o saldo de gols do Bugre é maior em relação ao do América. Os dois times se enfrentam pela última rodada, no próximo sábado (07), às 16h, no Farião.

O Mamoré, com a vitória, segue na vice lanterna, com 9 pontos somados. Para se livrar do rebaixamento, o time precisa vencer o Tricordiano na última rodada e depender de resultados de Ipatinga e Nacional de Muriaé.

O Módulo II já tem um rebaixado. Após a derrota para o Tricordiano por 4 a 1, o Social está na última posição do campeonato e caiu para a segunda divisão do futebol mineiro.

Confira logo abaixo a ficha da partida

Campeonato Mineiro – Módulo II – Décima Rodada – Mamoré 1×0 Guarani

Mamoré – Técnico: Carlos Alberto de Souza
Hugo; Matheus Roldan, Gean (Rayan), Marcio, Djair, Nestor, Evandro (Marcos), Marcelo, Willian (Pedro), Jouberth e Luizinho;

Guarani – Técnico: Gian Rodrigues
Leandro; Felipe Abílio e Mancha; Ricardo e Neto (Jonas Marques); Kauê, Yuri, Vitinho (Paulo Morais) e Magalhães; Pedrinho e Marcelo Quilder (Léo Torres);

Gol
Mamoré: Willian (19 minutos do 1ºT)

Comissão de Arbitragem
Árbitro: Gabriel Murta Barbosa Maciel
Assistentes: Ricardo Júnio de Souza e Sidmar dos Santos Meurer
Quarto Árbitro: José Mosart da Silva