Unidade de Divinópolis registrou 25% de queda de doadores em março devido ao coronavírus
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais – Unidade Divinópolis, registrou eme março uma queda de aproximadamente 25% no comparecimento de doadores de sangue. Os tipos sanguíneos O positivo, O negativo, A positivo, A negativo e AB negativo estão em estado de alerta.
Segundo a gerência administrativa da unidade, a diminuição se deu por causa do CoronaVírus. O Hemominas Divinópolis está seguindo todas as recomendações do Ministério de Saúde. Com o avanço do vírus foram intensificados todos os procedimentos de higienização do espaço, dentre eles, a obrigatoriedade do uso do álcool gel/líquido 70%, que está sendo fornecido para qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades.
Foram adotadas também outras medidas de prevenção. Só serão aceitas caravanas de doadores de, no máximo, 10 pessoas. As salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.
De acordo com a Gerente Administrativa da unidade, Nilba Pinheiro, é necessário ressaltar a importância da doação de sangue.
“Precisamos enfatizar que o tipo O positivo, é o mais frequente na população, e que o O negativo é o sangue universal, utilizado nas urgências e emergências. Os dois tipos estão em estado de alerta, isso significa que nós temos estoque para no máximo 5 dias”, comentou.
A doação de sangue em Divinópolis pode ser agendada online, no site (www.hemominas.mg.gov.br) ou pelo MGapp. Para doar sangue é necessário ter e estar com boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização formal escrita.