Por Dr. Sérgio Ricardo Guerra Duarte

Cardiologista

O que é  hipertensão?

Hipertensão arterial (HA) é uma  condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos . Multifatorial porque são diversas as causas que contribuem para a elevação da pressão arterial . Atinge cerca de 33% da população brasileira  (Ou seja 1/3 da população . E cerca de 50% dos idosos .  Provocando alterações funcionais e estruturais , principalmente em RIN/Cerebro e Coração . Importante lembra que as doenças cardiovasculares são as doenças que mais matam no Brasil . Mais mesmo até do que o câncer .  Dentre estas doenças estão o AVC e o Infarto . 

Quais as causas da hipertensão ?

Na realidade o ideal e se  dizer , fatores . Quais são os fatores que levam a hipertensão arterial .  Importante lembrar que a hipertensão é uma doença multifatorial (Diversos Fatores)  não existindo uma causa única .

Existem os fatores Não  Modificáveis , como idade e genética(Hereditariedade)  . No qual a idade tem uma associação direta com o envelhecimento .

Fatores  Modificaveis : Dieta rica em Sódio(Sal) não sendo recomendado mais de 2gr dia. Alcool em excesso /Sedentarismo—Obesidade.

Porque algumas pessoas chamam a hipertensão de assassina silenciosa?

Porque a pressão arterial  aumenta  lentamente e de forma progressiva , principalmente pela evolução dos fatores causais(Envelhecimento –Obesidade-Sedentarismo) . Permitindo que nosso organismo vá se adaptando a essa elevação gradativa da pressão arterial . Sem que  apareça qualquer sintoma , até que a pressão chegue a níveis alarmantes . Ocasionando sintomas que muita das vezes o paciente não apresentava  . No entanto já  vinha apresentando pressão arterial elevada . Na maioria das vezes o paciente descobre que é hipertenso  quando apresenta uma urgência hipertensiva . Mas  em grande parte dos casos este pacientes já eram hipertenso e desconheciam .

Quais os sintomas ?

Quando há sintomas , são diversos . Pode haver dor de cabeça , geralmente em região de nuca (nucalgia). Sensação de cabeça pesada as vezes se confundindo com enxaqueca ou sinusite . Sangramento em nariz , pressão em peito , fadiga , náuseas vômitos . Sensação de estar sentindo o pulso no ouvido(Frase comum de alguns pacientes) ou vertigens muitas vezes se confundindo com labirintite .

Quais os ricos da Hipertensão?

Em pacientes que tem um quadro mais arrastado a hipertensão leva  a uma disfunção cardíaca  o que chamamos ,  insuficiência cardíaca. Pode levar a insuficiência renal , AVC (Derrame Cerebral) e infarto. 

Quando o paciente deve se preocupar em procurar o médico?

Na verdade O Brasileiro de certa forma nem tem a cultura de fazer uma avaliação clinica anual  de rotina . O correto seria que todo paciente não esperasse apresentar sintomas para procurar o médico . Se houvesse maior  conscientização da população . Fazendo um controle que seja anual da sua condição clinica e dos fatores de risco  . Reduziríamos drasticamente o numero de hipertensos e numero de mortes devido a suas complicações .  Ou seja : Não se deve esperar o aumento da pressão para procurar um médico . Mas é indispensável que seja feito   de forma imediata se o paciente apresentar algum sinal de elevação da pressão.

O paciente hipertenso pode deixar de ser hipertenso ?

Isso é relativo ,  basta lembrar que grande parte dos hipertensos se tornaram hipertensos no decorrer  da vida pela associação de fatores de risco (Obesidade/ Sedentarismo/Tabagismo/Alimentação Inadequada ) . A melhora da qualidade de vida com controle adequado do peso a atividade fisica regular e  uma boa alimentação. As vezes basta para a redução da pressão arterial . Em pacientes pré hipertensos  ou até mesmo em hipertensos em estagio 1 . A  indicação de tratamento inicial é a mudança na qualidade de vida sem uso de medicação . Isso obviamente depende de cada caso individual . E deve ser acompanhando por uma medico experiente . Pois tratar da hipertensão de forma adequada ,não basta prescrever uma medicação . Existem diversos perfis de paciente e diversas formas de tratamento . Antes de iniciar qualquer tratamento , deve-se investigar o porque este paciente esta desenvolvendo hipertensão . Tentar tratar ou eliminar a causa e prescrever medicações quando necessária . Respeitando o perfil o e comportamento da hipertensão do paciente .

Qual é a pressão ideal ?

A palavra ideal é a que mais se encaixa quando falamos de pressão arterial . Pois de acordo com a ultima  classificação da Sociedade Brasileira de Cardiologia .  A pressão normal seria abaixo de 120/80. Considerando como pré hipertensos os indivíduos com pressão já acima de 121/81. Passando para hipertensão estagio 1 os pacientes com pressão acima de 140/90 Estagio 2 acima de 160/110 e estagio 3 acima de 180/110. No entanto cabe ressaltar que há diversas condições em que não nos permitem considerar esses valores para todas as pessoas . Pois há uma variabilidade de situações que fazem com que grande parte dos hipertensos não consigam manter uma pressão de 120/80 .   Geralmente paciente hipertenso de longa data  e a obesidade são condições que dificultam a aproximação da pressão arterial a valores mais baixos.

Dr. Sérgio é um dos credenciados à Divimédicos. Lá você consegue agendar consulta sem demora e com preço justo.