Skip to main content

Hoegaarden, um clássico

Ela possui um processo de fabricação único e complexo e, por isso, é virtualmente diferente de qualquer outra cerveja no mundo. Contém ingredientes especiais como sementes de coentro e raspas de casca de laranja, o que lhe confere alta refrescância. Sua cor é naturalmente turva e clara quando visto através do vidro.

Antonio Andrade

hicks-cervejas-artesanais

Hoegaarden é uma das cervejas mais consumidas da Europa. Seu nome veio de um  vilarejo onde foi inicialmente fabricada, uma pequena cidade vizinha às fazendas de trigo de Brabant perto de Leuven. Sua origem é datada de 1445 e é geralmente lembrada por ser o clássico original de seu estilo.

Ela possui um processo de fabricação único e complexo e, por isso, é virtualmente diferente de qualquer outra cerveja no mundo.  Contém ingredientes especiais como sementes de coentro e raspas de casca de laranja, o que lhe confere alta refrescância. Sua cor é naturalmente turva e clara quando visto através do vidro. Seu sabor característico é inteiramente original: suave, e ao mesmo tempo doce e levemente ácido, com um sutil sabor cítrico. A primeira etapa da fabricação é um processo de alta fermentação. Depois, a cerveja é engarrafada sem pasteurização e permanece em repouso por mais três semanas para que aconteça a re-fermentação dentro da garrafa. A aparência final é de uma cor amarelo ouro e opaco, típico das cervejas de trigo belgas.

Em 1985 a Hoegaarden sofreu com um incêndio e a Stella Artois se ofereceu para comprar 45% da cervejaria, o que ajudou muito a fábrica a se reerguer. Pouco tempo depois acabou se fundindo com Interbrew (atual InBeV) e isso fez com que a Hoegaardem passasse a ser controlada pelo Mega-conglomerado.

A Interbrew queria uma cerveja de padrão mais simples para atender a todo o mercado e diante a recusa, sua fabrica foi deixada de lado. Em 2005 a Interbrew ameaçou fechar a Hoegaarden, mas diante a greves na Bélgica e protestos de cervejeiros por todo o mundo, ela voltou atrás e investiu na marca.

Na Hicks Artesanais esta bela cerveja é uma das mais procuradas pelos amantes do estilo. Nem mesmo Vedett, sua concorrente mais famosa (também belga) tem tantos fãs por aqui.

Antonio Andrade

*Antonio Andrade é designer, estudante de Ciências Políticas, sócio-proprietário da Hicks Cervejas Artesanais e aspirante a mestre cervejeiro e beer sommelier. __________________________________________________________________________ O Portal Centro-Oeste necessariamente não é solidário nem se responsabiliza por conceitos e artigos assinados.

Leave a Reply