Homem que ameaçou deputadas mineiras é condenado a quase 13 anos de prisão

Minas Gerais
Por -13/05/2025, às 09H33maio 13th, 2025
Homem que ameaçou deputadas mineiras é condenado a quase 13 anos de prisão.(FOTO: ALMG)
Homem que ameaçou deputadas mineiras é condenado a quase 13 anos de prisão.(FOTO: ALMG)

Operação Di@na revelou rede de crimes cibernéticos com ameaças, pornografia infantil e simbologia nazista

O homem que ameaçou de estupro e morte as deputadas estaduais Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL) e Lohanna França (PV) foi condenado a 12 anos e nove meses de prisão, em regime inicial fechado. Ele usava perfis falsos nas redes sociais para praticar os crimes.

A sentença obtida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com atuação da 12ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte e apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Além disso, segundo as investigações, o réu, preso em maio de 2024 em Pernambuco, fazia parte de fóruns na internet conhecidos como chans. Nesses ambientes virtuais, grupos articulavam ameaças, compartilhavam pornografia infantil e promoviam discursos violentos, especialmente contra mulheres.

Além das ameaças às parlamentares, ele também condenado por veiculação de símbolos nazistas, instigação à automutilação, corrupção de menores, violência psicológica, denunciação caluniosa, associação criminosa e transmissão de conteúdos pornográficos envolvendo adolescentes.

Durante a Operação Di@na, computadores e celulares apreendidos na casa do investigado e de outros membros do grupo. Um dos líderes usava os codinomes “Leon” e “Grow”.

Além disso, após a prisão, o condenado trazido de avião para Minas Gerais e transferido à Penitenciária, em Ribeirão das Neves, na Grande BH.

Portanto, o promotor de Justiça André Salles Dias Pinto, coordenador do Gaeciber, destacou a importância da condenação.

“A sentença é um marco. Mostra que o ambiente digital não é território livre para criminosos. A atuação conjunta das instituições foi essencial”, afirmou.

Além disso, mesmo com a decisão judicial, ainda cabe recurso da defesa.