Redação
A Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp) realizou, na manhã desta quarta-feira (18), uma reunião para apresentar o balanço do ano e homenagear colaboradores da entidade. Dentre os números destacados, está a redução de homicídios em relação a 2013. Foram 40 contra 32 este ano – até o momento, queda de 20%. De acordo com dados da Polícia Militar (PM), também houve aumento de apreensões de armas 8,39%.
A nova sede da 21ª Delegacia Regional de Segurança Pública viabilizada com o apoio da Prefeitura de Divinópolis foi uma das conquistas comemoradas. A nova estrutura instalada no prédio da Rua Goiás, nº 1981, já recebe o serviço de vistoria e emplacamento de veículos. Soma-se a celebração de convênios importantes para aquisição de equipamentos e viaturas, necessárias para o policiamento ostensivo, como a implantação do Olho Vivo e o programa Crack É Possível Vencer.
A PM também destacou as ações preventivas com cerca de três mil estudantes formados no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido em 36 escolas do município e capacitação de novos policiais para dobrar o atendimento em 2014. Atuação que se estende em patrulhamentos na zona rural, rede de vizinhos protegidos e operações preventivas, entre elas, a operação “Sou pela vida, dirijo sem bebida”, em cumprimento à Lei Seca.
Homenagem
A manhã também foi de homenagens. Dentre os colaboradores que tiveram a atuação reconhecida pela entidade está o prefeito Vladimir Azevedo. A ele foi entregue um certificado em reconhecimento ao seu apoio às ações de fortalecimento das forças de segurança pública.
Também participaram da solenidade o presidente da associação, José Vitor de Freitas, comandante do 23° Batalhão da Policia Militar, Marcelo Carlos da Silva, capitão do 10º Batalhão Corpo de Bombeiros, Joselito Oliveira, juiz da Infância e Juventude, Dr. Francisco de Assis Corrêa, delegado regional da Polícia Civil, Fernando Vilaça, membros da diretoria da Acasp e sociedade civil, além de secretários municipais e convidados.
Atuação
De acordo com José Vitor, desde 1999, a Acasp atua em parceria com as forças de segurança e reúne cerca de 50 participantes em suas reuniões mensais, promovendo a integração entre a sociedade civil e os órgãos competentes.
“A nossa reunião de hoje foi para mostrar à comunidade aquilo que nós estamos fazendo e todas as realizações deste ano. Aproveitamos para também agradecer os parceiros. A Acasp condecorou com certificado todos aqueles que foram parceiros nas nossas realizações”, ressaltou o presidente.
A primeira reunião da Acasp de 2014 está marcada para 22 de janeiro, às 7h30, à rua Minas Gerais, 900.