Hospital de campanha atinge 300% de ocupação em Divinópolis

Leitos extras foram colocados para atender demanda; 97% dos pacientes da enfermaria e 88% do CTI são da própria cidade

A taxa de ocupação do hospital de campanha de Divinópolis que funciona na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ultrapassou os 300% de ocupação nesta quarta-feira (24/3). O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e é referente aos leitos COVID-19.

“É fundamental que a população entenda a gravidade da situação que a pandemia está causando em Divinópolis e toda região, tanto na rede hospitalar pública quanto na privada, a situação é extrema. A falta de leitos significa risco de morte para quem precisar de atendimento com urgência. Somente o isolamento social e o respeito a todas as medidas preventivas poderá auxiliar para que a região saia desta situação”, informou a Semusa.

Na enfermaria adulto foram colocados 24 leitos extras e a ocupação passou de 12 para 36 pacientes, o que representa 300% de ocupação. Dos 36 leitos, 35 estão ocupados com pacientes de Divinópolis.

No Centro de Terapia Intensiva (CTI – adulto), que tem capacidade para 25 pacientes, foram colocados dois leitos extras e a ocupação está em 108%. Dos 27 pacientes, 24 são de Divinópolis.

A enfermaria infantil está com ocupação de 37,5% com três, dos oito leitos, ocupados com pacientes de outras cidades, sendo dois de Nova Serrana e um de Itaguara.

Na área de atendimento pelo SUS do Hospital São João de Deus a situação também é crítica. O CTI adulto está com ocupação de 95% com 19 dos 20 leitos ocupados. Na enfermaria adulto a ocupação é de 70% com 25 dos 36 leitos ocupados. O CTI infantil está com três dos seus 10 leitos ocupados (30%).

Macrorregião 

De acordo com a diretora de Urgência e Emergência, Cristiane Silva Joaquim, na Macrorregião Oeste, hoje (24/3), existem 73 pacientes precisando de um leito de CTI e outros 92 que aguardam leitos de enfermaria pelo SUS. Ou seja, são pacientes dos 53 municípios que integram a macro.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.