?

O Hospital São João de Deus (HSJD) reabriu, na tarde desta sexta-feira (06), cinco leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI). A informação foi repassada a pouco pela Assessoria de Comunicação da unidade. As vagas são exclusivas do Sistema Único de Saúde (SUS). Já as outras 15 autorizadas pelo Estado ainda não têm previsão para funcionamento.

A dificuldade de contratação de equipe médica para atuar no CTI foi relatada, nesta quinta-feira (05) aqui no PORTAL. O caso foi exposto pelo vereador Marquinho Clementino (PROS) que chegou a mencionar a abertura dos cinco leitos, mas que foi desmentida ontem mesmo pela assessoria do hospital. Em pronunciamento na Câmara, ele afirmou que o São João de Deus está sem credibilidade no mercado.

“Os sucessivos atrasos nos pagamentos dos honorários médicos tem deixado o hospital sem credibilidade”, afirmou ontem.

A assessoria informou que o prazo de abertura de todos os leitos já foi negociado com a Secretaria de Estado de Saúde (SUS). A data ainda não foi divulgada. Neste meio tempo eles estão readequando o quadro de profissionais para formação das equipes e também do espaço. Ao todo, o Estado repassará R$ 17 milhões ao ano para o custeio do serviço.

O hospital deverá receber proporcionalmente as parcelas até oferecer integralmente o serviço. Com os novos leitos, somam 26, sendo 16 para o SUS.