Hospital Regional de Divinópolis se tornará hospital-escola em parceria com a UFSJ
O governo estadual concluirá as obras, enquanto a administração será feita pela UFSJ, transformando-o em um hospital-escola. Foto: Fábio Marcheto

UFSJ detalhará os trâmites que viabilizarão transformar o hospital regional em universitário

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realizará, na segunda-feira (27/5), uma coletiva de imprensa para detalhar os trâmites que viabilizarão a transformação do hospital regional de Divinópolis em universitário. A unidade terá capacidade para atender cerca de 42 mil pessoas por mês.

Um dos passos para firmar o convênio entre o governo federal e o de Minas Gerais ocorreu na terça-feira (21/5), em Brasília. Na ocasião houve reunião entre o ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, assim como o governador de Minas, Romeu Zema, e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.

“Fruto de uma bem-sucedida articulação da Reitoria da UFSJ, Diretoria do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) e comunidade acadêmica com diversos interlocutores que trabalham em parceria para viabilizar um projeto de integração ao Sistema Único de Saúde”, informou em nome da UFSJ.

Para viabilizar, o estado doará então o prédio à UFSJ já equipado após a conclusão das obras.

Projeto previsto

Essa integração, conforme a UFSJ, estava prevista no projeto de criação do Campus, em 2008. O novo hospital universitário vai oferecer 209 leitos, com capacidade de atendimento estimada a mais de 42 mil pessoas. A conclusão da obra deve ocorrer até meados de 2026, conforme o governo de Minas.

“Esse acordo de cooperação técnica vai ampliar o campo de prática dos estudantes que se formam em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica na UFSJ, multiplicando atividades efetivas de melhoria da assistência e do ensino em saúde no Estado”, afirma a Universidade.

Os recursos para retomada das obras, cerca de R$ 40 milhões, vem do acordo de reparação pela tragédia em Brumadinho. De acordo com o governo, dinheiro já está nos caixas garantido. Parte do recurso para equipar também já está disponível, a partir de emenda do deputado federal Domingos Sávio (PL).