Alunos também poderão usar o espaço (Foto: Divulgação)

Redação

Alunos também poderão usar o espaço (Foto: Divulgação)

Alunos também poderão usar o espaço (Foto: Divulgação)

O Hospital São João de Deus (HSJD) entrega nesta semana para os acadêmicos e residentes um novo espaço para estudos e atividades. Trata-se do CESJOD, Centro de Estudos São João de Deus, um novo local para que possam desenvolver seus trabalhos com suporte técnico com é exigido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A estrutura oferecida aos alunos é composta por três setores: secretaria, biblioteca e sala de aula com vinte lugares, além de uma sala para discussão e reuniões, uma copa e dois banheiros. O mobiliário foi adquirido através de parcerias com o Hospital São João de Deus, com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)e Universidade de Itaúna.

De acordo com Dr. Júlio César Veloso, diretor clínico do Hospital São João de Deus e idealizador do projeto, o Centro de Estudos é registrado como pessoa jurídica do terceiro setor, e está apto a receber recursos financeiros para promover eventos acadêmicos e científicos dentro do hospital e expandir futuramente suas instalações.

“Como o CESJOD é uma empresa sem fins lucrativos, ela mesma pode angariar fundos para a sua manutenção, adquirir aparelhagem para construção, movimentação e patrocínio. Ele pode também patrocinar estudantes, residentes, ou outros profissionais para cursos e congressos e promover simpósios. As empresas também podem contribuir para a melhoria do nosso espaço. Temos a ideia de ampliá-lo futuramente e depois, com o tempo, ter um auditório próprio para a realização de eventos como nos grandes hospitais”, revela.

A administração do CESJOD ficará a cargo de sua diretoria, eleita sob votação em assembleia do Corpo Clínico do HSJD e pela Comissão de Residência Médica (Coreme). A secretaria será composta por duas profissionais e terá uma comissão composta por presidente, vice-presidente e tesoureiro.

O Centro de Estudos estará aberto para todas as especialidades da área da saúde e trará diversos benefícios para os residentes como o acesso à internet pelo sistema CAPES, e ao sistema de pesquisa dentro da área cientifica.