Pesquisadores irão visitar 250 domicílios entre os dias 21 e 23 de junho; Participação na pesquisa é voluntária

O Ibope Inteligência, em parceria com o Ministério da Saúde, está realizando a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (Epicovid-19). A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) com o objetivo de estimar a proporção, estudar a evolução e a velocidade de casos da doença no Brasil. 
 
Divinópolis é uma das 133 cidades que receberão a terceira etapa da Epicovid-19, onde os pesquisadores do Ibope irão visitar 250 domicílios entre os dias 21 e 23 de junho. Todos os testes são gratuitos e a participação na pesquisa é voluntária, cabendo ao cidadão decidir se deve ou não realizar os testes. 
 
Os agentes da pesquisa, devidamente testados, identificados e protegidos com equipamentos de proteção individual (EPIs), aplicarão um breve questionário. Após a entrevista, os profissionais coletam uma amostra de sangue da ponta do dedo da pessoa participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos.  
 
Apenas um morador de cada domicílio será testado. Caso este morador seja diagnosticado com coronavírus, os demais residentes receberão os testes. Além disso, os pesquisadores entregarão um informativo com orientações e repassarão o contato do participante para acompanhamento médico. 
 
O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo de Sousa, ressalta sobre a importância dos testes realizados pelo Ibope.

“A pesquisa é de grande valia para detectar a proporção da doença no município. Os pesquisadores colaboram com a Secretaria Municipal de Saúde encaminhando os resultados dos testes”, afirma.