Festival é alvo de críticas por artistas locais por estabelecer apresentações gratuitas
Diante das críticas por parte de artistas locais, o idealizador do Festival Divino Inverno, o vereador de Divinópolis Roger Viegas (União Brasil), expressou sua preocupação e tristeza com a organização da edição de 2024 do evento. O chamamento público para apresentações, por exemplo, de bandas, estabelece apresentações gratuitas sem qualquer ajuda de custo.
No ano passado, o festival, conforme o vereador, contou com emenda parlamentar do deputado estadual Dorgal Andrada. Assim, destacou artistas locais e proporcionando entretenimento cultural de alta qualidade para a cidade.
Contudo, Roger revelou que a Secretaria de Cultura ou qualquer outro membro do Executivo Municipal não o consultou para a edição deste ano.
“Este distanciamento unilateral e a falta de diálogo são, no mínimo, preocupantes, especialmente considerando o sucesso e a aceitação do evento no ano anterior”, afirmou.
Leia também:
“Repúdio”
A situação torna-se ainda mais complicada devido às diversas manifestações de repúdio que o idealizador recebeu de grupos e artistas locais. A principal crítica é ao atual chamamento público, que estabelece apresentações gratuitas dos artistas.
“Entendo a importância de promover oportunidades para nossos artistas, mas também acredito que o trabalho artístico deve ser valorizado e devidamente remunerado”, destacou.
Ele frisou que cultura e artes são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e que os profissionais da área merecem reconhecimento e apoio financeiro.
- Divinópolis sedia campeonato infantil de capoeira neste fim de semana
- TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro
- ALMG convoca secretário de Cultura para explicar atraso nos editais da Lei Aldir Blanc
- Operação Piracema coleta 16 redes de pesca no Rio São Francisco
- Acelera Divinópolis realizará apresentação de pitches das startups participantes
Viegas reiterou sua disposição para contribuir com o festival e buscar soluções que beneficiem todos os envolvidos.
“Espero que a Prefeitura reconsidere sua posição e que possamos, juntos, construir um evento que realmente valorize e respeite nossos artistas e nossa cultura local”, concluiu.
Procurada pela reportagem do PORTAL GERAIS nesta segunda-feira (17/6), a Prefeitura Municipal de Divinópolis não se manifestou até a manhã desta terça-feira (18/6).