A maior queda ocorreu na rede municipal ao comparar as notas de 2023 dos anos finais do ensino fundamental com as de 2021.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade da educação no Brasil, caiu nos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. A maior queda ocorreu na rede municipal ao comparar os resultados de 2023 com os de 2021.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados nesta quarta-feira (14/8).
Nos anos finais do ensino fundamental, (6º ao 9º ano) a rede municipal de Divinópolis registrou 4,9 pontos, contra 5,4 em 2021, quando houve a avaliação anterior, representando uma queda de 0,5 ponto. Ou seja, o índice é inferior ao período da pandemia.
Na rede estadual, a queda observada foi menor. Em 2023, as escolas estaduais de Divinópolis registraram 5,4 pontos, contra 5,7 em 2021.
A Escola Municipal Professor Bahia do bairro Nova Holanda teve o pior desempenho, atingido nota 4,2. A melhor nota dos anos finais do ensino fundamental ficou com o Colégio Tiradentes, 6,8 pontos.
Nota do Ideb em Divinópolis: Anos iniciais do ensino fundamental
Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), o índice se manteve o mesmo nas escolas municipais de Divinópolis (6,1) e aumentou um ponto nas escolas estaduais, registrando agora 6,9.
O Colégio Tiradentes também obteve a melhor nota com 8,7 pontos. A pior, conforme a avaliação, ficou com a Escola Municipal Antonieta Fonseca (4,8 pontos). Ela está localizada no bairro Quinta das Palmeiras.
Em todos os casos, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais, a cidade ficou abaixo da média projetada para 2021 na rede pública.
Conforme o Inep, para os anos finais a previsão era de que as escolas estaduais atingissem 5,9 pontos e as municipais 5,7 até 2021. Já nos anos iniciais, projetou-se para as redes estadual e municipal 7 e 6,8 pontos respectivamente.
Ainda de acordo com o Instituto, para o ensino médio previa-se que até 2021 notas 4,4 para a rede estadual e 7,3 federal.
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública a ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
- Dia “D” da Multivacinação será neste sábado (23/11) em Divinópolis
- Empreendedora de Divinópolis é uma das vencedoras do prêmio nacional do Sebrae Mulher de Negócios
- Pedra do Indaiá recebe pelo segundo ano o projeto Natal Iluminado
Ensino médio
No ensino médio da rede estadual, também houve queda na nota do Ideb em Divinópolis, passando de 4,7 em 2019 para 4,5 em 2023. Contudo, a meta projetada para 2021, de 4,4, foi atingida.
Conforme os dados divulgados pelo Inep, na rede federal, a cidade registrou 6,7 pontos em 2023. Em 2019, não houve avaliação.