Arthur Tótoli

Há quase um ano vândalos atearam fogo na Igreja do Bonfim, um dos cartões postais da cidade de Itaúna. Desde então a Prefeitura do município, a sociedade e Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da Diocese de Divinópolis, que é responsável pelo prédio, firmaram o compromisso de unir forças para que a reconstrução da igreja fosse feita.  Desde então, a Secretaria de Educação e Cultura realiza levantamentos junto a uma empresa especializada na elaboração de projetos e restauração e revitalização arquitetônica de bens tombados em nível municipal, estadual ou federal, acompanhando todas as etapas de aprovação para que o local seja reconstruído.

“É um projeto detalhado e que tem muitos aspectos a serem levados em conta em sua elaboração. Não se trata de uma simples reforma”, disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Virgínia Morais Garcia.

Ainda de acordo com a Secretária, foram realizadas visitas e estudos no local, olhando a parte histórica da igreja através de fotos antigas e com bases nesses estudos foi elaborado o projeto executivo da reconstrução. A empresa entregou o projeto para a prefeitura há dois meses e agora ele foi entregue ao Bispo Dom José Carlos Souza Campos para que tanto a prefeitura com a Diocese busquem a mobilização da sociedade, dos empresários e do setor público para que seja feita a reconstrução da igreja.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Itaúna / MG