Há vários modelos para decorar a casa (Foto: Divulgação)

Há vários modelos para decorar a casa (Foto: Divulgação)

Na hora de decorar ou redecorar sua casa, somente o bom gosto não é o suficiente. Muitas vezes a escolha dos objetos decorativos só é valorizada se for agregada com o uso da iluminação correta para criar um ambiente perfeito. Pensar nas luzes de forma funcional, aliando beleza, praticidade e custo, também é muito importante.

 

A decoradora Zilda Helal conta que a iluminação é um elemento da decoração a ser estudado e definido com cuidado – se possível, pelo profissional e o cliente juntos. “Uma iluminação bem determinada valoriza a decoração, realçando as obras de artes, painéis, móveis, cabeceira de cama, etc”.

 

Ainda de acordo com Zilda, lâmpadas frias, de luz branca, são ótimas por iluminarem com maior intensidade e serem mais econômicas. Também conhecidas por fluorescentes, elas são quatro vezes mais eficientes do que as lâmpadas amarelas, além de não esquentarem tanto. Ela ressalta, por outro lado, que em espaços pequenos a luz branca pode ficar um pouco forte demais. Agora, se a ideia é criar um ar intimista para um determinado ambiente, a dica da decoradora é investir na luz amarela. Ela frisa, no entanto, que esse tipo de iluminação deve ser utilizado em locais em que não são realizadas muitas atividades. “Corredor, na minha concepção, é o único ambiente em que podemos estudar uma iluminação mais intimista, pois é um local de circulação”, aconselha a decoradora.

 

A escolha certa pode aliar a iluminação à beleza do ambiente (Foto: Divulgação)

A escolha certa pode aliar a iluminação à beleza do ambiente (Foto: Divulgação)

 

Na hora de comprar luminárias, lembre-se que a arandela, aquele tipo de luminária apoiada na parede, deve ser usada de forma mais pontual. “Arandelas e balizadores geralmente são usadas em corredores, halls de entrada, painéis, cabeceiras de camas, lavabos e em laterais de portas de entrada da casa ou do apartamento”, orienta. E, para criar uma iluminação que vai ter uma personalidade única, é possível investir em uma associação entre as estruturas de gesso, geralmente usadas no teto, e as luzes. “Uso muito rasgos no gesso para embutir as lâmpadas, criando assim luminárias exclusivas para cada ambiente, com formas e tamanho em função do espaço a ser trabalhado”, complementa a decoradora.

 

Abajures e luminárias, são objetos que normalmente unem beleza e praticidade, podem ser utilizados para valorizar o espaço onde são colocados ou facilitar alguma atividade, como ler na cama. De acordo com Zilda, uma boa ideia para dar um ar mais aconchegante é acender apenas o abajur e deixar as outras luzes apagadas. A decoradora conta que os benefícios das lâmpadas frias também podem ser usados nas luminárias dos cômodos, principalmente nos quartos. “Também, dependendo da decoração usamos lustres nos quartos”, finaliza.

 

www.revistabemfeminina.com.br