A Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas (AACO/MG), através da Comissão de Segurança Pública, reuniu-se com a diretoria da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), para discutir a implantação em Divinópolis da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac).

A AACO apoia a inciativa que há décadas vem sendo debatida em Divinópolis e espera que em breve seja concretizada. Em 2014 o município doou um terreno para a instalação da sede da Apac e somente agora a associação recebe do judiciário recurso de R$ 50 mil, oriundo de prestação pecuniária, para dar início às obras de construção da sede.

Nessa medida, a AACO junto com a Acasp objetiva unir forças para agilizar a implantação da unidade da Apac em Divinópolis. Para conhecer a estrutura e procedimentos adotados para recuperação de detentos, no próximo dia 12 de abril, a diretoria das entidades, visitará o modelo prisional em Itaúna, que é referência nacional no assunto.

“A Apac recupera 90% de seus detentos e o sistema comum, não. Por tanto, acredito que todos os presídios deveriam seguir o modelo da Apac. Espero que unindo nossas forças consigamos implantar em Divinópolis e seremos referência nacional na recuperação de condenados e na reinserção social”, explica o presidente da AACO, Dr. Sérgio Martins.