Cronograma inclui limpeza da via e aplicação de asfalto após o término da obra; Prefeito visitou a ETE

Portal Centro-Oeste

A implantação de redes coletoras e interceptores responsáveis pelo transporte do efluente até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da bacia do Itapecerica tiveram início em Divinópolis. Há algumas semanas as intervenções ocorrem no bairro Manoel Valinhas. A medida integra a ampliação e melhorias do sistema de esgotamento sanitário.

Estas obras ocorrerão em todas as regiões da cidade, por meio de um cronograma pré-determinado. A população está sendo informada dos trabalhos por meio de faixas nas vias e malas-diretas entregues em todos os imóveis do município. A duração dessas intervenções varia de acordo com a extensão de cada trecho.

De acordo com a Copasa, a limpeza nas frentes de serviço é rotineira logo após o término de cada etapa. Isso inclui o uso de três caminhões-pipa mobilizados exclusivamente para limpar a poeira das vias. Em nota a estatal esclareceu que a recomposição da pavimentação asfáltica já está sendo realizada.

No bairro Candelária, um comerciante fixou uma faixa na porta do estabelecimento informando que fecharia as portas até a rua ser asfaltada novamente, devido a poeira. Ele ainda informava de liquidação dos produtos. A imagem ganhou as redes sociais neste final de semana. Nesta segunda (16) a companhia começou a tapar os buracos.

Visita

Paralelo a implantação dos interceptores ocorre a construção da ETE, no bairro Candelária. O prefeito, Galileu Machado, visitou, nesta segunda-feira (16) as obras.Elas estão previstas para serem concluídas até dezembro desde ano.

“Estamos muito satisfeitos com o andamento das obras, tudo dentro dos prazos acordados com o município. Assim, no final do ano, Divinópolis vai iniciar o tratamento do esgoto doméstico e garantir a preservação do rio Itapecerica”, destacou o prefeito durante a visita.

Segundo Galileu, a Prefeitura também tem acompanhado de perto o andamento das obras dos interceptores nas principais vias da cidade.

“Em breve, teremos várias frentes de trabalho abrindo valas em muitas ruas para a passagem da tubulação que irá recolher o esgoto. Isso gera um grande impacto na vida da cidade”, ressaltou o Prefeito.

Segundo ele, todo o cronograma tem o acompanhamento das secretarias de Trânsito e Transporte e de Obras Públicas.

“Isso é importante para evitar retrabalho. Sabendo a programação da Copasa, podemos adequar também nossas ações e, assim, evitar que uma via que acabe de receber uma melhoria sofra uma intervenção”, disse.

 

 

Investimentos

Os investimentos, que garantirão 100% do tratamento de esgoto na cidade, serão da ordem de R$ 143 milhões. Previsto para ser concluído até dezembro de 2018, conforme compromisso pactuado com o município de Divinópolis, o empreendimento contempla a implantação de redes coletoras e interceptoras, 13 estações elevatórias de esgotos, além da maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade – a ETE Itapecerica.