Falha no sistema elétrico nacional afetou o fornecimento de energia por mais de uma hora e meia, segundo o ONS
Um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, provocou um apagão em todas as regiões do Brasil na madrugada desta terça-feira (14). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a falha começou às 0h32 e interrompeu cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), afetando os subsistemas Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Apagão atingiu todas as regiões e durou até duas horas e meia
De acordo com o ONS, o incêndio desligou toda a subestação de 500 kilovolts (kV) e causou a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. Naquele momento, o Sul exportava aproximadamente 5 mil MW de energia para o Sudeste e o Centro-Oeste.
A interrupção foi de cerca de 1.600 MW no Sul, 1.900 MW no Nordeste, 1.600 MW no Norte, assim como de 4.800 MW no Sudeste. “Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, informou a nota.
Conforme o órgão, a recomposição começou nos primeiros minutos após a ocorrência e foi concluída de forma segura. O fornecimento de energia voltou em até uma hora e meia nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste. No Sul, a normalização total ocorreu cerca de duas horas e meia depois do início do apagão.
ONS investiga causas e planeja reunião com agentes do setor
O ONS agendou uma reunião com os principais agentes do setor para discutir as causas da ocorrência. Uma análise preliminar de perturbação também ocorrerá até a próxima sexta-feira (17). Além disso, o Ministério de Minas e Energia acompanha o caso.
- Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de novembro
- STF decide que recreio pode ou não integrar jornada de professores
- Inep divulga gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025
- CSSJD se destaca como uma das principais referências em cirurgias eletivas do SUS em Minas Gerais
- Divinópolis poderá criar parceria para reformar casas de famílias vulneráveis



