Skip to main content

Informatização facilita matrículas de alunos

Por 08/01/2015janeiro 9th, 2015Educação, Outras Notícias

Redação

A educação em Divinópolis inovou no processo de cadastramento e matrículas dos alunos da Rede Municipal de Ensino no ano passado. Em parceria com a Diretoria de Informação da Prefeitura e a Central de Processamento de Dados foi criado um programa online. Esse processo permitiu que as escolas recebessem as inscrições dos pais via internet.

Dessa forma, o planejamento do atendimento educacional para 2015 foi formulado com base nos dados obtidos no programa de cadastro e matrícula, na análise do fluxo escolar, na capacidade física das escolas. Trabalho que é uma ação conjunta entre Estado e Município que sempre pensam e realizam o atendimento com o diagnóstico situacional.

Com a demanda cadastrada para o Ensino Fundamental e Educação Infantil foram realizados os encaminhamentos dos alunos para as Unidades Educacionais próximas de suas residências, no caso do Ensino Fundamental, e para a Educação Infantil, as crianças foram encaminhadas segundo a opção dos pais.

Em dezembro, 2.200 crianças foram encaminhadas para fazer matrículas na Educação Infantil nas Escolas e Centros Municipais que oferecem a modalidade de ensino. E, para o Ensino Fundamental foram encaminhados 1.750 alunos para serem matriculados nas Escolas Estaduais e Municipais.

No entendimento da Secretaria Municipal de Educação, a utilização das tecnologias da informação é um expressivo avanço para melhorar e modernizar os processos e facilitar o atendimento aos cidadãos.

“A informatização do cadastro escolar é um diferencial no processo de organização de vagas no município. Pois disponibiliza, em tempo real, um volume de informações significativas como demandas de vagas por região, quantidade de alunos nas diversas escolas, números de alunos cadastrados diariamente entre outros. Possibilitando um melhor planejamento e gestão na rede publica de ensino”, explica Rose Lasmar, secretária de educação.

Amanda Quintiliano

Sou fundadora do Portal Gerais. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora. Mãe da Cecília, na desafiadora e gratificante tarefa de maternar, empreender, realizar-se.

Leave a Reply