A presença feminina permaneceu predominante, enquanto a escolaridade e a faixa etária mais velha do eleitorado aumentaram.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A mudança pode ser solicitada para seções no mesmo município e é destinada a eleitores com dificuldades, como pessoas com deficiência e militares em serviço, entre outros.

A partir desta segunda-feira (22/07), eleitores que desejam alterar temporariamente seu local de votação podem solicitar a mudança junto à Justiça Eleitoral. Esta possibilidade é válida apenas para seções localizadas no mesmo município onde o eleitor está inscrito.

Prazo

O prazo para a solicitação de transferência temporária vai até 22 de agosto. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está agendado para 6 de outubro.

Solicitação

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a transferência temporária pode ser solicitada por eleitores em situação regular no cadastro eleitoral e visa facilitar o voto para aqueles que, por motivos de trabalho, dificuldades de locomoção ou situação de privação provisória de liberdade, necessitam votar em seções diferentes das registradas.

Público-alvo

Podem solicitar a transferência temporária: presos provisórios e adolescentes em unidades de internação, militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, indígenas, quilombolas, moradores de comunidades tradicionais ou assentamentos rurais, além de juízes, servidores da Justiça Eleitoral e promotores eleitorais. Mais informações estão disponíveis no site do TSE.

*Com informações da Agência Brasil