Seminário com metodologia da ONU é considerado uma das principais capacitações de formação de empreendedores do mundo
O Sebrae Minas está com inscrições abertas, em Carmópolis de Minas, para o Empretec, seminário com metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), aplicado com exclusividade no Brasil pelo Sebrae. As atividades ocorrerão entre os dias 22 e 27 de julho e os interessados em participar devem se inscrever até o dia 15 de julho, pelo telefone (37) 3242-2473.
Ter o próprio negócio é o sonho de quatro a cada dez brasileiros, conforme dados do relatório GEM 2023, realizado pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), em parceria com o Sebrae. Esse sonho, contudo, traz inúmeros desafios, entre eles a necessidade de desenvolver habilidades gerenciais e atitudes empreendedoras. O Empretec vem para apoiar quem busca evoluir nesse sentido.
Objetivo Empretec
Com carga horária de 60 horas, o Empretec é considerado uma das principais capacitações para formação de empreendedores do mundo. De acordo com o Sebrae, durante uma imersão de seis dias, a metodologia motiva os participantes a aprimorar, assim como desenvolver aspectos como:
- busca de oportunidades e iniciativa;
- persistência;
- correr riscos calculados;
- exigência de qualidade e eficiência;
- comprometimento;
- busca de informações;
- estabelecimento de metas;
- planejamento e monitoramento sistemáticos;
- persuasão e rede de contatos;
- independência e autoconfiança.
Conforme o analista do Sebrae Minas Frederico Delfino um dos diferenciais do Empretec é a autoavaliação do perfil empreendedor, com análise de metas e planejamento.
“É uma atividade que potencializa a gestão dos empreendimentos, além de oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar mudanças significativas na compreensão do dia-a-dia empresarial, revisando conceitos e atitudes pessoais”, explica.
Resultados
Criado há 30 anos, o Empretec já capacitou cerca de 300 mil empreendedores no Brasil. De acordo com dados do Sebrae, 67% dos empresários que participaram do seminário aumentaram o faturamento de suas empresas e 75% declararam ter obtido aumento da renda mensal. A taxa de mortalidade entre empresas que passaram pelo treinamento é de 7%, enquanto a média brasileira é de 46%.