Juliana Lelis

Começa na próxima semana as inscrições para o mutirão “Direito de ter pai”, iniciativa promovida pela Defensoria Pública, com o objetivo de promover exames de DNA gratuitos. As inscrições acontecem entre os dias 26 de agosto a 23 de setembro, e podem ser realizadas na sede da Defensoria Pública, na Avenida Coronel J. Ribeiro Gontijo, n° 339, Esplanada de 13h às 17h. O mutirão será realizado no dia 7 de outubro.

Para efetuar o cadastro, os interessados devem comparecer a sede com certidão de nascimento do menor, RG, CPF e endereço completo da mãe e nome e endereço completo do suposto pai. No caso do interessado ser maior de idade, devera apresentar seus documentos pessoais, comprovante de endereço, nome e endereço do suposto pai, para o mesmo ser notificado. Caso o pai já tem tenha falecido, será necessário endereço dos supostos irmãos, para envio de notificação.

Notificação

Após as inscrições, a Defensoria Pública encaminhara uma notificação para os supostos pais, para comparecerem a sede n o dia 7, quando serão realizados os exames de DNA. Uma base do laboratório será montada na própria sede para coleta das amostras de sangue, e os inscritos deveram cumprir o horário marcado para realização do exame.

Caso o suposto pai não realize o reconhecimento voluntário da paternidade ou a realização do exame de DNA, será proposta aos interessados uma ação de investigação de paternidade contra o suposto pai, podendo conter pedido de pensão alimentícia.

Além de Divinópolis, participam do mutirão as cidades: Além Paraíba, Araguari, Baependi, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Campanha, Cássia, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Iturama, Jaboticatubas, Juiz de Fora, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Passos, Patos de Minas, Pedro Leopoldo, Pitangui, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Sabará, São Lourenço, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Viçosa e Varginha.

Mais informações podem ser obtidas pelo número: (37) 3221-0330.