O programa oferece 40 mil vagas gratuitas em cursos técnicos em 157 municípios de MG, abrangendo áreas como Administração, Enfermagem, Mecânica, entre outras.
Os interessados em participar da 5ª edição do programa Trilhas de Futuro têm até a próxima segunda-feira (23/09), para se inscrever. Esta iniciativa, promovida pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), oferece cursos técnicos gratuitos em 157 municípios do estado, com um total de 40 mil vagas disponíveis em áreas como Administração, Construção Civil, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Logística, Mecânica e Mecatrônica.
Novos cursos
Nesta nova edição, o Trilhas de Futuro expandiu seu catálogo para 99 cursos, incluindo novas opções como Agente Comunitário de Saúde, Brinquedoteca, Calçados, Cervejaria, Conservação e Restauro, Celulose e Papel, Fundição, Massoterapia e Panificação.
Oportunidades no Centro-Oeste de Minas
Na região Centro-Oeste, as vagas estão disponíveis para os municípios de Abaeté, Arcos, Bambuí, Cláudio, Divinópolis, Dores do Indaiá, Itaúna, Lagoa da Prata, Nova Serrana, Pará de Minas, Pompéu e Santo Antônio do Monte.
Inscrições
Os interessados devem consultar as oportunidades disponíveis no Catálogo de Cursos, que contém todas as informações sobre as regiões e os cursos oferecidos. As inscrições devem ser feitas pelo site do Trilhas de Futuro.
Resultado
O resultado da alocação dos candidatos será divulgado no site no dia 11 de outubro. As matrículas para os candidatos alocados deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre os dias 15 e 29 de outubro. As aulas estão previstas para iniciar em fevereiro de 2025.
- “Alma de Músico” resgata a trajetória marcante do grupo vocal AdCanto
- Turismo mineiro sustenta liderança no país desde janeiro
- Prefeitura de Samonte desmente fake news sobre tuberculose
- Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
- Deputada Lohanna visita obras em escolas beneficiadas com emendas impositivas
Sobre o programa
O programa Trilhas de Futuro é o principal responsável por esse crescimento significativo. Desde o início do projeto em 2021, mais de 140 mil estudantes se matricularam nas quatro edições anteriores, resultando em 50.353 jovens formados e 92.255 atualmente em curso, em busca do certificado.
Critérios para participação
Para participar do Trilhas de Futuro e concorrer a uma das 40 mil vagas disponíveis, o encaminhamento para a matrícula dos candidatos inscritos será realizado de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições, e o endereço e turno indicados pelos estudantes, respeitando os critérios estabelecidos na Resolução SEE nº 5047.