Foto: Rodrigo Clemente

O candidato terá dois dias úteis para confirmar a matrícula de forma presencial

Termina nesta quarta-feira (5/2) o prazo para inscrições nas vagas remanescentes do Cadastro Escolar 2025. Pais, responsáveis e estudantes maiores de idade devem se inscrever pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), para garantir uma vaga na rede estadual de ensino ou retornar aos estudos.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Cadastro Escolar, e o encaminhamento depende da disponibilidade de vagas nas escolas próximas ao endereço informado. De acordo com a SEE/MG, o candidato terá dois dias úteis para confirmar a matrícula de forma presencial, apresentando a documentação necessária.

Quem pode se inscrever para o Cadastro Escolar 2025

  • Estudantes que perderam o prazo da primeira etapa;
  • Interessados em ingressar na rede pública;
  • Alunos que desejam estudar no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), cursos de Educação Profissional ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a EJA, conforme a Secretaria de Educação, a idade mínima é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Trilhas de Futuro nas Escolas

Entre as novidades de 2025, destaca-se o projeto Trilhas de Futuro nas Escolas, voltado para alunos que iniciarão o 1º ano do ensino médio em escolas EMTI. A iniciativa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), integra, portanto, o ensino regular à formação técnica, com nove opções de cursos e 9,6 mil vagas em 155 escolas estaduais de 37 municípios.

Retorno aos estudos com a EJA

A EJA oferece uma oportunidade para quem está fora do sistema escolar, especialmente em situações de vulnerabilidade social e econômica. Com apoio do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo, a iniciativa visa ampliar matrículas e elevar o nível de escolaridade no país.

Documentos necessários para o cadastro escolar 2025

Após a inscrição, os pais, responsáveis, assim como o próprio estudante (se maior de idade) devem apresentar os seguintes documentos para confirmar a matrícula: