Inscrições para Voluntariado no CSSJD Começam em 1º de Abril

Minas GeraisPadrão
Por -28/03/2025, às 17H08abril 1st, 2025
Inscrições para Voluntariado no CSSJD Começam em 1º de Abril.(FOTO: Divulgação CSSJD)
Inscrições para Voluntariado no CSSJD Começam em 1º de Abril.(FOTO: Divulgação CSSJD)

Projeto busca voluntários dispostos a melhorar a qualidade de vida dos pacientes por meio de acolhimento e humanização.

A partir de 1º de abril, o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) abrirá as inscrições para o Projeto Voluntariado e Humanização.

Assim, os interessados devem se dirigir ao Complexo e buscar informações na recepção. O cadastro, portanto, ocorrerá na sala do Voluntariado, localizada no Setor 7, em frente à capela.

Além disso, o programa busca atrair pessoas dispostas a contribuir com a qualidade de vida dos pacientes internados e em atendimento ambulatorial. Dessa forma, promove-se o acolhimento e a humanização.

Iramar Fátima de Almeida, responsável pelo setor de Voluntariado do CSSJD, destaca, por sua vez, a importância do trabalho voluntário.

“Ser voluntário é um ato de cidadania e amor ao próximo. No CSSJD, o foco é melhorar o bem-estar dos pacientes, por meio de apoio, orientação e carinho. Essa experiência, portanto, enriquece tanto quem recebe quanto quem doa seu tempo”, afirma Iramar.

Os interessados, por sua vez, devem atender aos seguintes requisitos: ter mais de 18 anos, documentação regularizada, boa saúde física e mental, capacidade para lidar com situações delicadas, como adoecimento e morte, e disponibilidade de até três horas semanais, entre 8h e 16h, de segunda a domingo.

Após a inscrição, a Coordenação do Voluntariado agendará uma entrevista, com o objetivo de alinhar expectativas e esclarecer as normas institucionais.

Os aprovados, então, participarão de um treinamento multiprofissional e assinarão o Termo de Adesão, recebendo uma apostila e crachá.

Amarildo Sousa, diretor administrativo do CSSJD, ressalta, ainda, a importância do trabalho voluntário.

“O voluntariado é um pilar fundamental para o funcionamento e a humanização dos nossos serviços. Não se trata apenas de tempo e esforço, mas de um comprometimento genuíno com o bem-estar dos pacientes. Os voluntários, além disso, trazem empatia, acolhimento e palavras de conforto que fazem toda a diferença na recuperação”, destaca.